Apresentado Plano de Valorização Turística de Almeirim
Documento está aberto a contributos de agentes do sector e outras entidades
Proximidade e centralidade, tradição e inovação, espaço, paisagem e história, tempo e qualidade de vida são os factores competitivos que Almeirim deve potenciar para a valorização do turismo no concelho. O Plano Estratégico de Valorização Turística foi apresentado na tarde de quarta-feira, 9 de Novembro, no salão nobre dos paços do concelho por Fernando Completo, da empresa THC, com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, do presidente do município, Pedro Ribeiro, e das forças vivas do concelho que foram convidadas para darem o seu contributo com ideias.
“Todos têm de perceber que temos que trabalhar em conjunto”, disse o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, que acrescentou que o município podia “ter apresentado o estudo já completo mas o que se pretende é que todos os agentes possam dar o seu contributo para que no fim da discussão tenhamos a melhor versão do documento final”. O plano vai ter três fases; plano de diagnóstico, de desenvolvimento estratégico e de comunicação. Ceia da Silva referiu que “a oferta tem que se adequar à procura porque temos hoje um turista mais culto, mais inteligente e mais informado. Não vem só comer a sopa de pedra, mas sim viver uma experiência. Quer saber a história da sopa e como se faz”, deu como exemplo. Outro dos exemplos dados pelo presidente da Entidade de Turismo foi o caso da cidade de Barcelona que antes dos Jogos olímpicos praticamente não existia no mapa turístico e onde o marketing territorial foi trabalhado e considerado como sendo um objectivo de todos. “As pessoas de Almeirim têm de ser as primeiras a falar bem de Almeirim”, afirmou.