uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aumenta a produção de vinho na Quinta da Subserra em Vila Franca de Xira
PRODUÇÃO. Vinhas da Quinta da Subserra deram 12 mil litros de vinho na colheita deste ano

Aumenta a produção de vinho na Quinta da Subserra em Vila Franca de Xira

Este ano aquela quinta municipal produziu 12 mil litros de vinho tinto

Este ano aumentou a produção de vinho na quinta municipal da Subserra em Vila Franca de Xira, contabilizando-se 12 mil litros de vinho tinto. A informação foi avançada na última reunião pública de câmara por António Félix (PS), vereador com o pelouro de desporto e equipamentos.
O município vai gastar cerca de quatro mil euros num estudo e diagnóstico das vinhas para melhorar a qualidade da bebida ali produzida. A quinta possui produção local de vinho e além da própria vinha tem também uma adega e lagar, laboratório enológico e uma sala de provas. Todo o vinho produzido o ano passado nesta quinta foi engarrafado e uma parte foi consumido nas festas do Colete Encarnado, onde são oferecidas sardinhas assadas e, claro, vinho tinto.
“Tínhamos de ter a certeza do que queríamos para os vinhos da Subserra. Não queremos que seja o melhor vinho do país mas que seja um vinho de qualidade. E a expectativa é grande este ano. Nem todos os anos são bons para os vinhos”, alertou. António Félix respondia ao vereador Aurélio Marques, da CDU, que quis saber a pertinência do investimento e apurar se os rumores que dão conta do vinho do ano passado se ter estragado tinham fundamento, facto que António Félix refutou.
António Félix diz que agora que a campanha acabou vai ser necessário contratar gente para limpar a vinha e que o município já tem um estudo de quais as melhores castas para plantar no local. “Mas não é uma ciência exacta, algumas não se dão naquele local. Teremos agora de plantar e esperar que resulte. A área da produção de vinho é daquelas que tem evoluído bastante, não tem nada a ver com o que se fazia há vinte anos”, refere.
Fundada no século XVII, a história da quinta remonta ao tempo dos seus antigos proprietários, ligados à nobreza. Além do edifício principal tem uma capela de 1633 com azulejos seiscentistas e a tela do altar-mor, pintada a óleo, instalações de carácter agrícola (adega e celeiros) e espaço de jardins com lagos e piscina. Em 1980 a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira adquiriu a quinta, tornando público aquele património que passou a ter uma utilização recreativa, social e cultural.

Aumenta a produção de vinho na Quinta da Subserra em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...