uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Daniel Branco regressou a Vila Franca de Xira para receber homenagem

Daniel Branco regressou a Vila Franca de Xira para receber homenagem

Vereador comunista em Oeiras diz que está desligado do município que liderou. Ex-presidente da câmara recebeu o galardão de Mérito Autárquico da União de Freguesias de Alhandra, Calhandriz e São João dos Montes e disse que gostava de voltar a ver a CDU à frente do município.

Daniel Branco voltou ao concelho de Vila Franca de Xira para receber o galardão de Mérito Autárquico da Junta de Freguesia de Alhandra, Calhandriz e São João dos Montes apesar de nunca ter residido em nenhuma dessas freguesias. O actual vereador da CDU na Câmara Municipal de Oeiras aceitou a homenagem da União de Freguesias que é presidida por Mário Cantiga, também ele eleito pela CDU.
Daniel Branco esteve ligado ao concelho de Vila Franca de Xira durante muitos anos. Foi presidente da câmara entre 1980 e 1997, quando perdeu as autárquicas para a socialista Maria da Luz Rosinha, e poucos anos depois saiu do concelho para Oeiras. Hoje é raro ir a Vila Franca e assume que apenas decidiu aceitar este prémio pelo facto de já estar velho. “Alguns amigos incentivaram-me e como também já estou velho, não tive problemas em vir. É raro vir aqui, embora tenha um filho a morar em Alhandra, mas não venho nem contacto muito pois a minha vida nesse aspecto e do ponto de vista autárquico decorre por Oeiras”.
O autarca diz que nunca teve “grande predisposição para aceitar medalhas”, mas não quis dizer que não a quem o distinguiu. “Este galardão não é para mim mas sim para um conjunto de pessoas que trabalhou durante muitos anos pelo concelho. Creio que fizemos um trabalho positivo”, disse Daniel Branco, refutando que a distinção tenha conotações políticas. “Isto não é um acto político. A própria Câmara de Vila Franca, logo após a minha saída, propôs atribuir-me uma medalha que na altura recusei, pois nunca tive nada que me levasse a aceitar. O meu trabalho é um trabalho normal e creio que não merece reconhecimento”, assumiu em declarações a O MIRANTE.
Apesar dos 27 anos à frente da autarquia, Daniel confessa que foi fácil desvincular-se de sentimentos relativos a Vila Franca. “O meu pai trabalhava na Companhia das Águas de Lisboa e tinha trabalhos em diferentes sítios desta zona, como Azambuja por exemplo. Por isso eu não tenho assim uma raiz que me agarre a uma terra qualquer. Sou de Alcácer do Sal, sou alentejano e com dois anos e meio saí de Alcácer. Curiosamente sei que a primeira terra onde vim parar foi Vila Franca de Xira. Lembro-me porque estava numa casa junto à Praça Palha Blanco e vi uma largada de touros pela primeira vez e aquilo marcou-me. Desde então sinto que se tem feito um bom trabalho em muitos sítios, que as coisas têm melhorado e isso deve continuar”, afirmou.
Com as eleições autárquicas a aproximarem-se, Daniel Branco não esquece a derrota de 1997 e assume que gostava de ver a CDU de novo à frente do município de Vila Franca de Xira. “As eleições de 97 foram uma surpresa. Hoje compreendo que o efeito da Zita Seabra desviou muitos eleitores do PSD para o PS. Quanto à CDU, creio que eles têm tido um trabalho positivo e têm vindo a subir do ponto de vista eleitoral. Gostava de voltar a ver a CDU novamente à frente de Vila Franca, apesar da consideração que tenho para com Alberto Mesquita”, referiu Daniel Branco.

Os elogios de Alberto Mesquita

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), lembrou em discurso o contacto que teve com Daniel Branco tanto como funcionário da Mague como na vereação da câmara. “Nesta gala foram homenageados muitas pessoas que fizeram muito por Alhandra mas também pelo concelho, são transversais à própria freguesia. Quero dizer que foi um prazer trabalhar com Daniel Branco. O trabalho autárquico vai muitas vezes além da política partidária”, disse.

Daniel Branco regressou a Vila Franca de Xira para receber homenagem

Mais Notícias

    A carregar...