
Rui Vitória bisa na Gala de Mérito Desportivo de Vila Franca de Xira
Município homenageou desportistas que se distinguiram pelos resultados alcançados
Rui Vitória foi distinguido em dose dupla na 7ª edição da Gala de Mérito Desportivo de Vila Franca de Xira, que se realizou na noite de sexta-feira, 18 de Novembro. O treinador de futebol do Benfica, natural de Alverca do Ribatejo, recebeu o prémio de treinador do ano, após conquistar o campeonato nacional de futebol, e recebeu do executivo municipal a Medalha de Valor Desportivo. A Câmara de Vila Franca de Xira justifica esta homenagem com o percurso efectuado, “quer em resultados desportivos quer na dimensão humana, postura e comportamento”.
Rui Vitória não esteve presente na cerimónia pelo facto de estar em estágio para o jogo da Taça de Portugal contra o Marítimo e fez-se representar pelo irmão, também ele de Alverca, Vítor Vitória. No entanto deixou um vídeo onde se manifesta honrado com a homenagem. “Ao longo da minha carreira, tenho recebido vários prémios colectivos e individuais. Quem me conhece sabe que sou defensor das vitórias colectivas. Mas hoje, desculpem-me a ousadia, não posso deixar de manifestar orgulho e satisfação de receber estas duas distinções. De ter esta visão mais individualista. São duas distinções do meu concelho, onde me fiz homem, das pessoas da minha terra e nesse sentido o orgulho é enorme”, declarou.
No prémio de melhor atleta do ano, João Pereira venceu na categoria masculina. O jovem de Vila Franca, que pratica triatlo pelo Benfica, ficou em 5º lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. João Pereira não esqueceu quem o ajudou a chegar a esse patamar. “Agradeço à escola do Alhandra SC. O meu percurso no triatlo começou no ponto zero, desde a Escola Alves Redol em Vila Franca, onde fui captado e tive a felicidade de ter bons treinadores. Agora já luto pelos Jogos Olímpicos de 2020. Para os mais novos, acreditem e lutem pelos vossos sonhos, pois só assim vão vingar no desporto e na vida”, afirmou o atleta.
Já Melanie Santos recebeu o prémio de melhor atleta feminina. A jovem praticante de triatlo no Alhandra SC venceu vários prémios no escalão de sub-23 e esteve muito perto de ir aos Jogos Olímpicos deste ano.
O prémio de atleta revelação foi entregue a Pedro Marques. O karateca do FC Alverca sagrou-se em Abril campeão europeu de kata. A dupla feminina de Ginástica Acrobática, Catarina Martins e Beatriz Ferreira, da Sociedade Euterpe Alhandrense, foram agraciadas com o título de Melhor Equipa. Francisco da Silva Araújo, mecânico de bicicletas de ciclistas como Joaquim Agostinho, recebeu o prémio Carreira.

Mais de 300 distinguidos
Cerca de 300 atletas do concelho receberam ainda distinções pelos resultados alcançados individualmente e em equipa. Para as distinções Baptista Pereira (competições internacionais), Carlos Lopes (pódio nacional) e Pedro Alves (competições regionais) foram consagradas as seguintes equipas: Alhandra SC, ATL da Bolonha, Centro Popular de Cultura e Desporto, CAD, FC Alverca, Unidos de Arcena, GD Vialonga, GRC Bom Retiro, SE Alhandrense, UDV, Associação de Karate Shotokan Forte da Casa, Casa do Povo de Arcena, CAP Castanheira, Clube Pesca First Bait, Centro Social Para o Desenvolvimento do Sobralinho, Fundação CEBI, Portugal Talentus e Ateneu Artistico Vilafranquense.

Mais Notícias
Destaques
