uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Confraria da Gastronomia do Ribatejo com 15 novos elementos
Capítulo. 15 novos confrades foram entronizados na sala de actos do seminário

Confraria da Gastronomia do Ribatejo com 15 novos elementos

Entronização aconteceu no sábado, 18 de Março, em Santarém

Santarém recebeu no sábado, 18 de Março, o XIV Capítulo da Confraria de Gastronomia do Ribatejo. Ao todo, 15 novos confrades foram entronizados numa cerimónia que decorreu na Sala de Actos do Seminário.
O vereador da Câmara de Santarém e a partir de agora também Confrade de Honra, Luís Farinha, refere que não se considera merecedor de tal distinção. Ainda assim, aceitou o convite “em nome em nome de todos aqueles que comigo têm colaborado para promover a gastronomia, e falo sobretudo do Festival Nacional de Gastronomia”.
Já Maria Elizete Oliveira, agora também Confrade de Honra, diz que a Confraria do Ribatejo precisa de ser dinamizada e isso só será possível através de uma nova direcção “que lhe dê gás”. Diz ainda estar esperançada de que esta associação agora dê uma volta no sentido positivo e que “este livro que está para sair com as receitas da região seja uma realidade”.
Carlos Abreu, grão-mestre da CGR e fundador do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, não foi esquecido pela associação. No início da cerimónia foi guardado um minuto de silêncio em sua memória.
Depois da tradicional “foto de família” na escadaria do Seminário, os confrades e confreiras das 18 confrarias presentes desfilaram pelas ruas do centro histórico de Santarém, seguindo-se o almoço, na Casa do Campino, com o típico torricado e a entrega de lembranças.
Durante a cerimónia na Sala de Actos do Seminário o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, voltou a falar da ideia da criação em Santarém de um Observatório da Gastronomia, projecto falado já há alguns anos. O autarca referiu que o vereador Luís Farinha e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo são, desde a primeira hora, dois dos responsáveis para que esse projecto se concretize. O objectivo, diz o presidente do município, é que cada vez mais as pessoas associem a cidade a boa comida, a eventos nesta área e, necessariamente, a boa restauração.

Confraria da Gastronomia do Ribatejo com 15 novos elementos

Mais Notícias

    A carregar...