uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A melhor receita de sável é a do pescador

A melhor receita de sável é a do pescador

Vila Franca de Xira é um concelho com um destino turístico singular dentro do mosaico da Grande Lisboa. Acerca de 20 minutos de distância afastamo-nos da urbanidade para entrar numa nova realidade

Joaquim Mira, 72 anos, não tem dúvidas: “A melhor receita de sável é aquela que é feita pelo pescador. O segredo está na mão: a que apanha o peixe é a que melhor o cozinha”, sublinhou o septuagenário, um dos membros mais antigos do Rancho Típico os Avieiros de Vila Franca de Xira. O grupo foi convidado para animar a tarde de 17 de Março, dedicada ao concelho, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Prometeu-se uma “degustação de sável” e não houve petisco que chegasse para tantos convivas. “Os puristas não gostam e a pureza é importante para mantermos a tradição, mas também temos de encontrar outras formas de degustar o sável. Devemos inovar”, disse o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), antes de apresentar o chef José Lino [do restaurante Benavente Vila Hotel], convidado para apresentar as receitas do peixe, confeccionado de duas maneiras.
Peixe está a desaparecer das ementas, lamenta chef
A ideia de apresentar o sável na sua forma tradicional e em versão gourmet surge no âmbito da campanha “Março, Mês do Sável” em VFX, apesar de, segundo Alberto Mesquita, “já se estar a servir [sável] desde Fevereiro e prevê-se que continue em Abril”.
A iniciativa “tem atraído cada vez mais comensais de fora da região e os restaurantes têm aderido muito bem”, ainda nas palavras do autarca. Embora o chef convidado seja de outra opinião. “Gostaria de lançar o apelo para que o sável não desapareça das ementas dos restaurantes. Tenho notado que isso tem acontecido na região e é uma pena”, revelou José Lino.
E se de um lado a tradicional açorda de ovas de sável fumegava numa panela, a mesa enchia-se de barquinhos saveiros transformados em pratos e onde o chef e o seu ajudante colocavam pedaços delicados de sável em escabeche. Quem provou - a jornalista já não chegou a tempo - apreciou, mas os avieiros olharam de lado para o pratinho gourmet. “Nós gostamos da forma tradicional, o sável frito e a açorda”, murmuravam entre si. E foi para eles que José Lino dirigiu o seu agradecimento, afirmando sentir-se “honrado” por confeccionar o prato típico destes homens e mulheres do Tejo.

VFX é um “destino turístico singular”
No discurso de abertura do dia dedicado a Vila Franca de Xira na BTL, Alberto Mesquita descreveu o concelho como “um destino turístico singular dentro do mosaico da Grande Lisboa”. “A cerca de 20 minutos de distância afastamo-nos da urbanidade para entrar numa nova realidade”, frisou. O autarca disse ainda que VFX tem “uma oferta turística inigualável”, fruto da “autenticidade dos recursos”, como o facto de ser uma reserva natural do Tejo e focou o turismo equestre e o património cultural da região. O edil desafiou os convivas a olharem para o calendário do concelho “ocupado com actividades diversificadas” e chamou a atenção para a “a festa maior: a do Colete Encarnado, que este ano celebra o seu 85º aniversário com uma homenagem à figura do campino”.

A melhor receita de sável é a do pescador

Mais Notícias

    A carregar...