uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Duas avenidas e uma rua receberam nome no feriado municipal de Santarém

Duas avenidas e uma rua receberam nome no feriado municipal de Santarém

Placas toponímicas foram descerradas na manhã de domingo, 19 de Março

Avenida Comendador José Manuel Cordeiro, Avenida Dr. Carlos Abreu e Rua dos Ex-Combatentes do Ultramar. Duas avenidas e uma rua de Santarém foram baptizadas numa mini maratona de hora e meia que contou com a presença do presidente da câmara e de vários outros autarcas e entidades oficiais na manhã de domingo, 19 de Março, feriado municipal.
O ponto de encontro foi junto à rotunda dos Casais da Alagoa. A primeira artéria a inaugurar, a Avenida Comendador José Manuel Cordeiro, foi aquela onde as pessoas se mantiveram mais tempo devido à troca de cumprimentos. Foi uma homenagem emotiva, onde a viúva do homenageado, Maria Cordeiro, ofereceu a bandeira com o brasão de Santarém aos seus netos.
José Manuel Cordeiro, falecido em 11 de Maio de 2014, foi empresário na área dos combustíveis. Foi também vereador na Câmara de Santarém e deputado na Assembleia da República pelo PSD. Foi provedor da Misericórdia de Santarém durante vários anos, presidente da assembleia geral dos Bombeiros Voluntários de Santarém e integrava o conselho geral da Associação Empresarial da Região de Santarém - Nersant.
Após a devida homenagem, o cortejo seguiu em passo apressado para a paragem seguinte. Às 10h30, já a comitiva estava em frente à placa toponímica da nova Avenida Dr. Carlos Abreu, situada no prolongamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima, em São Domingos. O presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, recordou a sua proximidade com o homenageado. Já o presidente do município, Ricardo Gonçalves, destacou a ligação de Carlos Abreu ao turismo e gastronomia.
Carlos Abreu, falecido em 23 de Janeiro de 2017, foi durante vários anos presidente da Região de Turismo do Ribatejo e fundador e presidente do Festival Nacional de Gastronomia. Militante do Partido Socialista, foi também vereador da Câmara de Santarém.
Após uns minutos de conversa de circunstância, as entidades oficiais despediram-se dos familiares do segundo homenageado e seguiram, em passo apressado, para a terceira e última inauguração. A rua entre a antiga Escola Prática de Cavalaria e o Jardim da República chama-se agora Rua dos Ex-Combatentes do Ultramar.
O presidente da União de Juntas de Freguesia de Santarém comentou que, até Junho de 2015 (data de inauguração do monumento em nome dos Ex-Combatentes do Ultramar), “éramos a única capital de distrito que não tinha um monumento homenageando os ex-combatentes”. A placa toponímica vem cumprir a segunda etapa que é “deixar num local visível a homenagem que se presta a todos aqueles que deram a vida e o melhor das suas vidas na defesa de Portugal”.

Duas avenidas e uma rua receberam nome no feriado municipal de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...