Estacionamento anárquico no parque da estação da Póvoa de Santa Iria
Falta de civismo deixa muitas vezes automóveis bloqueados e obriga a Polícia a intervir
O parque criado em 2015 num descampado junto à estação ferroviária da Póvoa de Santa Iria, no concelho de Vila Franca de Xira, pretendia atenuar os problemas com o estacionamento na zona mas, em vez disso, veio aumentar as dores de cabeça para muitos utilizadores, já que o parqueamento anárquico leva muitas vezes a que fiquem automóveis bloqueados.
O MIRANTE sabe que à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Póvoa de Santa Iria chegam regularmente telefonemas de pessoas a queixarem-se por estarem impossibilitadas de sair com os seus veículos. No entanto a PSP está de mãos atadas, pois como o local não tem marcações no piso, não pode actuar sem apurar quem estacionou primeiro ou quem está a transgredir as regras de trânsito. Os queixosos são obrigados a esperar que o outro condutor chegue para poderem sair.
Há muito que os residentes da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, exigiam mais parqueamento junto à estação ferroviária. Em 2015 a Câmara de Vila Franca de Xira chegou a acordo com o proprietário do terreno, entre a rua Engenheiro Clément Dumoulin e a avenida Isidoro Antunes da Costa, e desde então aquele descampado serve de parque provisório. O local tem espaço para mais de uma centena de carros e o acordo pretendia atenuar os problemas com o estacionamento que antes se verificavam nas ruas junto à estação.