uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pinturas e rabiscos dos alunos da Oficina INcluir invadiram o W Shopping

Pinturas e rabiscos dos alunos da Oficina INcluir invadiram o W Shopping

Projecto dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém com o apoio da Fundação EDP.

É com um sorriso no rosto que Pedro pinta no mural gigante que num instante ficou colorido, sob o olhar atento dos avós que estavam lá a dar o seu apoio. Maria Amélia Serrão e Francisco Andrade são avós babados e não perderam a oportunidade de estar presentes no centro comercial W Shopping, em Santarém, na manhã de 17 de Março, em mais uma actividade dinamizada pelo projecto “INcluir - Uma oficina para todos e para cada um” do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém. “É importante para ele, é uma forma de se manter ocupado e poder conviver”, afirmam os avós de Pedro Serrão, de 35 anos, um dos utentes a frequentar essa oficina.
Nesse projecto, refere o presidente do conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém, José Josué, os utentes têm oportunidade de sair do hospital e passar um dia diferente, podendo das largas à sua imaginação. “Tudo isto faz parte de um processo terapêutico”, considera.
Este é o primeiro grupo de utentes da oficina. Ao fim de seis meses será feita uma exposição com todos os trabalhos executados durante esse período. A primeira exposição será no início de Maio, no Convento de S. Francisco, da qual vai fazer parte, entre outros trabalhos, o mural pintado no W Shopping a 17 de Março, pelos utentes em conjunto com as crianças do Colégio Valle dos Príncipes.
A directora do Serviço de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém, Paula Pinheiro, adiantou a O MIRANTE que na cidade estima-se que cerca de 1% da população sofra de doença mental grave e, em Portugal, cerca de 5% da população sofra de perturbações de humor. Uma percentagem que Paula Pinheiro considera considerável e, por isso, cada vez é mais importante estes projectos para que possam “readquirir as competências perdidas” e serem integradas na comunidade.
“INcluir - Uma oficina para todos e para cada um” é um projecto de voluntariado do hospital, financiado pela Fundação EDP, no âmbito do programa EDP Solidária - Inclusão Social 2016 e foca-se na reabilitação psicossocial para a reintegração do doente mental na sociedade.

Pinturas e rabiscos dos alunos da Oficina INcluir invadiram o W Shopping

Mais Notícias

    A carregar...