Acordo de colaboração para dinamizar Caminhos de Fátima
O Turismo de Portugal, o Centro Nacional de Cultura e a Associação dos Caminhos de Fátima assinaram um protocolo para desenvolver e dinamizar o projecto Caminhos de Fátima. Numa nota escrita enviada à agência Lusa, a secretária de Estado do Turismo salienta que este é um acordo que permite “transformar os Caminhos de Fátima num projecto nacional”.
Para Ana Mendes Godinho, trata-se de uma iniciativa “essencial para estruturar e promover os Caminhos de Fátima”, que percorrem todo o país e que podem “ser um activo muito valioso na promoção de Portugal”.
“Queremos promover os Caminhos de Fátima por rotas alternativas às estradas de grande circulação, de modo a garantir a segurança das pessoas e também dinamizar os percursos e as regiões por onde passam, dando, desta forma, expressão a uma das apostas deste Governo no alargamento e diversificação da oferta turística do nosso país”, justifica a governante. Segundo informação da Secretaria de Estado do Turismo, o acordo pretende “concertar a nível nacional a actuação destas três entidades, com vista ao desenvolvimento e dinamização do projeto, contribuindo para a respetiva coerência e qualificação, sua implementação no território nacional e crescente projeção a nível internacional”.
O Centro Nacional de Cultura dinamiza desde 1996 o projeto Caminhos de Fátima, “tendo identificado e sinalizado caminhos para peregrinos que a pé se dirigem a Fátima evitando as estradas de grande tráfego automóvel em favor de caminhos de terra ou, se estes não estiverem disponíveis, pequenas estradas rurais com pouco tráfego”, adianta a secretaria. Já a Associação dos Caminhos de Fátima foi criada em 2016 e tem como sócios-fundadores 14 municípios que, em comum, “partilham a principal rota de peregrinação a Fátima (Vila Nova de Gaia-Ourém)”, cujo trajecto assenta sobretudo no actual traçado do itinerário complementar 2/estrada nacional 1 (IC2/EN1).
Ao Turismo de Portugal cabe, sobretudo, trabalhar “no desenvolvimento do produto turístico, em articulação com as entidades regionais de turismo respectivas, bem como com os agentes e operadores do sector e no desenvolvimento de planos de promoção e comunicação dos Caminhos de Fátima, a nível nacional e internacional”.