Segundo Plano
Armando Baptista-Bastos despediu-se
Armando Baptista-Bastos despediu-se, na passada semana, do mundo dos vivos. Para a posteridade ficam os seus romances, reportagens e crónicas num português sempre bem cultivado, de fazer inveja a quem tem na língua materna uma ferramenta essencial do seu ofício. O escritor e jornalista, que não fugia a uma boa polémica, era visita assídua a terras ribatejanas, aré porque tinha casa em Constância. Na imagem, registada em 2004 por O MIRANTE, surge na companhia da então vereadora da Cultura da Câmara de Alpiarça, Vanda Nunes, durante uma Feira do Livro realizada naquela vila.
Segundo Plano | 18-05-2017
Destaques
Não deve haver ninguém da Chamusca que queira faltar à grande festa da Ascensão
O MIRANTE falou com jovens sobre o seu amor à terra e com um casal da terra que se ama há 60 anos. Na Chamusca, na Semana da Ascensão poucos falarão sobre a elevação de Jesus Cristo ao céu, quarenta dias após a sua ressurreição. Mas vai seguramente falar-se muito de amizade, convívio, alegria, toiros, petiscos, tradição e música.
Edição de 18-05-2017
Uma história de amor com mais de 60 anos
Quando Fernando despe a farda de Provedor e é apenas o marido da Dona Gracinda. Nunca tinham namorado com ninguém quando se conheceram. Gracinda tinha vinte anos e Fernando vinte e dois. Casaram na igreja matriz da Chamusca a 29 de Dezembro e foram apanhar a camioneta para passarem a Lua de Mel em Lisboa. Voltaram antes da passagem de ano porque o dinheiro acabou. Festejaram 60 anos de casados o ano passado.
Edição de 18-05-2017