Sardoal recebe domingo a Festa do Espírito Santo
A vila de Sardoal recebe, no dia 4 de Junho, a Festa do Espírito Santo (ou do Bodo), uma das mais antigas manifestações religiosas do Concelho, que foi retomada em 2015, enquadrando-se no objectivo do Município do Sardoal de preservar as tradições concelhias, que é assumida pelo actual executivo como importante pilar na estratégia de desenvolvimento do turismo, em particular do turismo religioso.
A Festa do Espírito Santo (ou do Bodo) realiza-se 50 dias após a Páscoa e integra missa ao ar livre, realizada na Praça da República, pelas 10h00, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Municipais e pela Filarmónica União Sardoalense. Finda a missa, pelas 11h00, terá lugar a procissão até ao Convento de Santa Maria da Caridade. Nesta Procissão participam vinte jovens vestidas de branco, enquanto símbolo de pureza, que transportam à cabeça os tabuleiros com o pão benzido na Eucaristia. A Procissão culminará com um almoço convívio no Largo do Convento de Santa Maria da Caridade, que contará com a actuação da Filarmónica União Sardoalense.
A Festa do Espírito Santo é organizada pela Câmara Municipal de Sardoal e pela Paróquia de São Tiago e São Mateus, contando com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal, Juntas de Freguesia do Concelho, Bombeiros Municipais, Guarda Nacional Republicana e Associações Concelhias.