Primeiro Plano
Mouriscas recriou ocupação islâmica
O Festival Mourisco decorreu no fim de semana em Mouriscas, Abrantes. A recriação histórico-cultural alusiva aos séculos X e XI contou com a participação da comunidade escolar, colectividades e comerciantes, tendo sido criada no centro da localidade uma “Aldeia Mourisca”. Um mercado medieval, demonstração de esgrima, música, dança, animação de rua e jogos medievais fizeram parte do programa. A iniciativa resultou do projeto apresentado no âmbito do Orçamento Participativo de Abrantes de 2016.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Caminhar pela paz junto ao Tejo
Cerca de 650 pessoas participaram na segunda edição da Caminhada em Família pela Paz, na zona ribeirinha do concelho de Vila Franca de Xira, que contou, entre outros, com paroquianos do Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Vialonga. Junto ao Tejo foi celebrada a eucaristia e deixada uma mensagem no jardim da paz. Além da animação musical houve também tempo para a oração e o recolhimento, pedindo a paz no mundo. O evento terminou com fogo-de-artifício e muitas memórias para partilhar.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Na nascente do Alviela
Após terem terminado as visitas à gruta nascente do Alviela, espeleólogos e espeleomergulhadores da Sociedade Portuguesa de Espeleologia que estiveram presentes não deixaram de tirar uma fotografia em grupo. Organizado no âmbito do 1.º Festival da Biodiversidade que decorreu nos Olhos d´Água, esta iniciativa procurou sensibilizar as pessoas para a espeleologia e divulgar o património geológico da região da Serra d’Aire e Candeeiros.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Uma escola com talento e dinamismo
O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, do Cartaxo, realizou, na semana passada, duas iniciativas marcantes do seu calendário de actividades: a gala “A Escola tem Talento” e a Feira Medieval. A gala contou com 12 actuações entre as quais exibições de dança, canto, música, karaté e magia, tendo a aluna Rita Rodrigues conquistado o 1º lugar com a sua interpretação do Fado “Gente da Minha Terra”, da fadista Mariza. A Feira Medieval incentivou alunos, professores, pais e auxiliares de educação a recriar o espírito da Idade Média com muita animação e petiscos.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Aplicação de conhecimentos
Os alunos dos cursos profissionais de Cozinha e de Turismo da Escola Secundária do Forte da Casa tiveram direito a uma barraquinha no 1º Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, em Samora Correia, e mostraram algumas criações inovadoras: desde as “carolinatas”, pastéis de nata com arroz carolino, às trufas, bolinhos de arroz e pequenos souflés, tudo a incluir o ingrediente obrigatório que deu nome ao festival. Durante os três dias os alunos estiveram presentes a servir aos visitantes as suas sobremesas. “É mais uma maneira de darmos a conhecer o que eles têm vindo a aprender no curso e foi um desafio engraçado fazer tudo o que trouxemos aqui hoje de sobremesas com o arroz carolino”, explicou a professora Maria Graça Nunes, que os acompanhou.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Orgulho e tradição
Lara e Leonor são dois dos elementos mais novos do Rancho Folclórico do Granho e participaram no tradicional cortejo que assinalou o início da Feira de Magos, em Salvaterra de Magos. Trajadas a rigor, as meninas não escondiam o orgulho e contentamento por poderem participar num desfile que dá a conhecer as tradições da sua terra e do seu concelho. O que demonstra que as tradições continuam vivas no Ribatejo e com jovens que não as deixam morrer.
Primeiro Plano | 01-06-2017
Destaques
Envolvimento na dinamização do turismo do Alentejo e Ribatejo é cada vez maior
Prémio Especial para classificação da Falcoaria como Património da Humanidade
Edição de 01-06-2017
Amor Electro é o principal grupo contratado e actua no Dia de Portugal
Feira do Rio de 9 a 13 de Junho no parque junto ao Tejo em Vila Nova da Barquinha. Moonshiners, uma banda de Aveiro que canta em inglês e usa o nome de uma série de televisão sobre os fabricantes de uma bebida ilegal chamada moonshine, os Arregaita, Ana Laíns, uma cantora nascida em Tomar e ligada à área do fado e a Orquestra Ligeira do Exército são as restantes atracções musicais.
Edição de 01-06-2017