uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Toiros da Ganadaria Veiga Teixeira na Corrida de O MIRANTE no Campo Pequeno
Veiga Teixeira

Toiros da Ganadaria Veiga Teixeira na Corrida de O MIRANTE no Campo Pequeno

António Veiga Teixeira diz que é um orgulho estar numa corrida com esta importância

Os toiros para a Grande Corrida de Toiros de O MIRANTE no Campo Pequeno já estão escolhidos. A Ganadaria Veiga Teixeira, de Coruche, junta-se a este grande espectáculo comemorativo dos 30 anos de O MIRANTE e dos 125 anos da praça de Lisboa. Na corrida vai tomar a alternativa de cavaleiro profissional o jovem Parreirita Cigano.
Apesar de o ganadeiro António Veiga Teixeira constatar que os “toiros são como os melões”, que só depois de abertos se sabe se são bons, revela que os animais estão com uma boa apresentação, “como é gosto na nossa casa”. “A minha obrigação é apresentá-los bem”, sublinha, considerando que tem expectativas que os toiros proporcionem boas lides e contribuam para um espectáculo em grande.
Esta corrida também tem um atractivo especial para o ganadeiro. António Veiga Teixeira fala da alternativa de Parreirita Cigano, que vive no Cartaxo mas tem raízes em Coruche. “Conheço bem esta família de ciganos de Coruche”, realça. A ganadaria já tem vendidos para corridas em Portugal todos os toiros que tinha disponíveis. São seis curros que já estão reservados, a exemplo do ano passado, em que a ganadaria também vendeu toiros para seis corridas.
“Na temporada passada os toiros saíram bastante bem, ao gosto dos toureiros, outros mais ao gosto do ganadeiro”, refere António Veiga Teixeira, que acrescenta em relação à corrida de O MIRANTE: “É um momento muito importante ir ao Campo Pequeno. É uma responsabilidade acrescida estar com toiros numa corrida desta importância, o que faz com que o ganadeiro esteja nervoso na véspera e durante a corrida”.

Rui Bento Vasques

Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno

Qual a importância de ter na mesma corrida um cavaleiro que comemora 40 anos de carreira e outro que vai tomar a alternativa? Significa primeiro e antes que tudo, a perenidade de uma arte, a sua transmissão de geração em geração. Significa que Manuel Jorge de Oliveira reconhece no seu aluno, “Parreirita Cigano”, as necessárias qualidades para ser guardião de uma série de conhecimentos que lhe transmitiu ao longo dos anos e que confia no seu aluno para os cimentar, desenvolver e, também ele, os vir a transmitir a alguém daqui por uns anos.

Qual é a perspectiva em termos de espectáculo para esta corrida? Tem tudo para ser uma grande corrida de toiros. Bons cavaleiros com estilos diferenciados, três valentes grupos de forcados e toiros de uma das melhores ganadarias portuguesas. Estou certo de que o público saberá valorizar o cartel e dará uma magnifica moldura humana ao Campo Pequeno no próximo dia 29 de Junho na “1ª. Grande corrida do Jornal O Mirante,
que queremos que seja a primeira de uma série a repetir anualmente.

Toiros da Ganadaria Veiga Teixeira na Corrida de O MIRANTE no Campo Pequeno

Mais Notícias

    A carregar...