uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festa Templária em Tomar de 6 a 9 de Julho

Festa Templária em Tomar de 6 a 9 de Julho

Tomar volta a ser um burgo medieval de 6 a 9 de Julho, com a Festa Templária a “transportar no tempo” quem visitar a cidade nesses dias, com destaque para a recriação do cerco ao castelo ocorrido em 1190. “A viagem terá por companhia cavaleiros, mercadores, artesãos, saltimbancos, músicos, malabaristas, cuspidores de fogo, entre outras personagens da Idade Média”, refere uma nota da Câmara de Tomar, que promove o evento em parceria com várias entidades da região.
A 13 de Julho de 1190, 900 guerreiros árabes, sob o comando do rei de Marrocos, Almançor, cercaram o Castelo Templário, deparando-se com a resistência de 200 cavaleiros templários, liderados por Gualdim Pais. Além da recriação do cerco, a festa inclui agora um cortejo noturno.
A recriação do acampamento templário, o treino dos homens de armas, as danças medievais, a feira de artesanato alusivo à época, o festival de gastronomia medieval nos restaurantes locais, os petiscos nas tasquinhas e os jogos medievais são outras das “muitas atividades” programadas.
Do programa faz ainda parte a conferência “Templários – das origens ao terminus”, que terá lugar no Scriptorium do Convento de Cristo, no dia 6 de Julho, realizando-se, no dia seguinte à noite, um “jantar real”, com ementa e animação medieval, no refeitório dos Frades do Convento de Cristo.

Festa Templária em Tomar de 6 a 9 de Julho

Mais Notícias

    A carregar...