Primeiro Plano

Campinos nas ruas de Coruche
Vários campinos deram colorido ao cortejo histórico e etnográfico, na quinta-feira, 17 de Agosto, por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche. Miúdos e graúdos desfilaram montados a cavalo, mostrando a sua paixão pelas tradições ribatejanas e taurinas. Uma paixão que alimentam desde muito cedo.
Primeiro Plano | 23-08-2017


Folclore na Ribeira de Santarém
A Ribeira de Santarém recebeu no dia 19 de Agosto o 31º Festival de Folclore, denominado Festival Rio Tejo 2017. Uma iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém. Os presentes puderam assistir às actuações do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, o Grupo Folclórico de S. Torcato, o Rancho Folclórico Sampaense, o Rancho Folclórico de S. Félix da Marinha, o Rancho Folclórico de Silvares e, claro, o Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém. Centenas de pessoas juntaram-se numa agradável noite de Agosto onde não faltou comida e bebida.
Primeiro Plano | 23-08-2017


Tradição de família nas Festas de Samora Correia
Joaquim Avó, 41 anos, e a filha Mariana, 13 anos, participaram como é hábito na procissão dos cavaleiros amadores das Festas de Nossa Senhora da Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe em Samora Correia. Mariana cresceu entre os cavalos e já monta como gente grande. Foi a primeira vez às festas aos seis meses de idade, sentada ao colo do pai no dorso do cavalo. Quiseram participar na procissão para “não deixar morrer uma tradição”, mas confessam-se tristes com os poucos cavaleiros que participaram.
Primeiro Plano | 23-08-2017


Os apanha bolas
Nesta foto destacam-se os apanha bolas do Torneio Internacional de Iniciados que decorreu no fim-de-semana de 18 e 19 de Agosto, em Abrantes, e que teve como patrono o seleccionador nacional de sub-20, Emílio Peixe, antigo futebolista de Sporting, Porto e Benfica. A taça quem a levou foi o Futebol Clube do Porto. O pódio ficou completo com o Benfica em segundo lugar e o Sporting em terceiro.
Primeiro Plano | 23-08-2017


Um “Fárróbódó” em Tomar
Os Fárróbódó são um grupo de 11 músicos profissionais de várias zonas do país, incluindo elementos de Tomar. O grupo fundado em 2014 participou na primeira edição do Fanfarrão, o festival de fanfarras, que decorreu de 17 a 19 de Agosto, em Tomar. Usam instrumentos de sopro, percussão e cordas. O repertório é variado, inspirado nas músicas do mundo, esta fanfarra caracteriza-se pela versatilidade e animação contagiantes, com um vestuário singular. Em 2014, os Fárróbódó foram os vencedores do “Brass D’Ferro”, um torneio de fanfarras e orquestras.
Primeiro Plano | 23-08-2017

Destaques

Noite de sardinhada, garraiadas, fogo de artifício e muita animação musical
Póvoa de Santa Iria em festa de 31 de Agosto a 4 de Setembro. A cidade da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, vai contar com muita música, tauromaquia e momentos religiosos, além da bênção dos barcos avieiros e de uma noite de sardinha assada.
Edição de 23-08-2017

Uma festa de Verão à portuguesa com carrinhos de choque e música
Tasquinhas de Marinhais no fim-de-semana de 25, 26 e 27 de Agosto
Edição de 23-08-2017

Eventos ligados ao sector agrícola, arte equestre, picarias e muita animação musical
Edição de 23-08-2017