
A Escola outro ano, novos desafios…
Misericórdia de Santarém no apoio às famílias em tempo do regresso às aulas
Ao longo da nossa vida vamos organizando os nossos dias segundo um calendário que nos é imposto pelo meio em que vivemos.
Chegou o tempo das “Escolas”. Após as férias vamos retornar, vamos voltar a pensar nos horários, nas rotinas que vão permitir que desempenhemos os papéis de pais, filhos, avós ou o de alunos…
É assim que chegamos a Setembro. Fazemos contas, tomamos decisões e esperamos que os nossos sonhos de adultos, de jovens ou de crianças se concretizem em cada dia e depois vamos avaliá-los ao fim de cada “período escolar”. É um ciclo que se vai repetindo conforme crescemos e aceitamos os desafios diários que se nos apresentam.
Pais decidem sobre que apoios precisam para ajudar na caminhada escolar dos filhos e na gestão das suas rotinas. Questionam-se sobre se vão procurar creche, equipamentos de pré-escolar, precisar de encontrar o profissional para prestar apoio escolar? Então e um apoio para o tempo extra-escolar? Tantas questões, cujas respostas têm no apoio dado pelos avós, soluções cheias de amor e segurança, envoltas num “colo de protecção” que embala os crescidos e os mais pequenos.
Mas os avós precisam de retorno (dizem sempre que não…), precisam de sorrisos, de abraços e de “obrigados” carregados de beijos…
As organizações de economia social desenvolvem actividades de apoio às famílias, podemos contar com respostas adequadas e de qualidade às necessidades de todos os envolvidos, mas é aqui que está o segredo do sucesso para se crescer em harmonia e se viver feliz o tempo de ser criança, é da articulação entre todos que se constrói uma rede que nos embala em cada dia das nossas vidas.
Agora renovados das férias, e prontos para a caminhada que se avizinha podemos contar com a Misericórdia de Santarém, pois o apoio às famílias constitui uma prioridade na nossa intervenção, as Pessoas, o seu bem-estar e a sua satisfação são o motivo principal da acção de todos os que aqui colaboram.
Contem connosco!
M.J.C.
* Texto da Responsabilidade da Santa
Casa da Misericórdia de Santarém

Mais Notícias
Destaques

Almeirim para além da fama de ser a Capital da Sopa da Pedra

Em Alcanena há trabalho e foram criadas boas condições para se viver e investir

Dificuldades económicas do Cartaxo não travaram investimento na qualidade de vida

Coruche assume-se como Capital Mundial da Cortiça mas flutua bem no turismo

Rio Maior é sinónimo de desporto de alta competição e de campeãs de marcha atlética

Falcoaria como Património da Humanidade deu alento ao turismo em Salvaterra de Magos

Santarém é capital nacional do Gótico, da Agricultura e da Gastronomia
