uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rio Maior é sinónimo de desporto de alta competição e de campeãs de marcha atlética

Rio Maior é sinónimo de desporto de alta competição e de campeãs de marcha atlética

Um concelho com ensino de qualidade e atracções turísticas que trata bem quem lá mora

Falar em Rio Maior é falar de desporto e é falar também de atletas campeãs e recordistas na difícil disciplina da marcha atlética como Susana Feitor e Inês Henriques ou de treinadores como Jorge Miguel.
O Complexo Desportivo de Rio Maior incorpora um Centro de Preparação Olímpica, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal, que é o único no país destinado a acompanhar as federações olímpicas portuguesas e ACOLOP.
É também ali que funciona o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, IP e a Federação Portuguesa de Natação, que dispõe de um conjunto de equipamentos e valências de suporte à preparação dos atletas das Selecções Nacionais Portuguesas de Natação.
O Complexo Desportivo de Rio Maior é ainda o Centro de Treinos da Federação Portuguesa de Futebol e por ali passaram muitos dos futebolistas de topo mundial enquanto jovens, como Cristiano Ronaldo.
O complexo é gerido pela Desmor, EM, SA, uma empresa pública municipal criada pela Câmara de Rio Maior que tem por objectivo a promoção e gestão do fenómeno desportivo em Rio Maior.
As instalações que o integram são, para além do Centro de Estágios, Complexo de Piscinas e Estádio Municipal, o Parque Desportivo, os campos de Voleibol e Futebol de Praia, o Pavilhão Polidesportivo, o Pavilhão Gimnodesportivo e o Pavilhão Multiusos.
Para além das instalações para a prática desportiva, o concelho tem como atractivos a sua boa localização geográfica, as boas acessibilidades, uma boa rede de serviço de proximidade, escolas de qualidade e outra oferta educativa de relevo, proporcionada pela inovadora Escola Profissional de Rio Maior e pela Escola Superior de Desporto do Politécnico de Santarém.
Rio Maior faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras, assumindo por esse facto o compromisso de garantir a qualidade de vida de todos os seus habitantes, através de um equilíbrio com o ambiente natural, o direito a um ambiente sadio, além do direito ao alojamento, ao trabalho, aos lazeres, e aos transportes públicos e de promover activamente a educação para a saúde e a participação de todos os seus habitantes nas boas práticas de desenvolvimento sustentável.
O turismo é um sector em crescimento e realizam-se visitas guiadas às Salinas, Olhos d’Água, Dolmen/Igreja de Santa Maria Madalena e Porto do Rio. Também há turistas que descobrem as belezas naturais pelos seus próprios meios, a maioria dos quais oriundos de países tão variados como Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Canadá, EUA, Irlanda e Espanha.
As Salinas situam-se a cerca de 3 km de Rio Maior e encaixam-se num vale tifónico no sopé da Serra dos Candeeiros. Rodeadas de arvoredo e terras de cultivo são consideradas uma maravilha da natureza uma vez que o mar fica a 30 quilómetros.
O conjunto apresenta-se como uma minúscula aldeia de ruas de pedra e casas de madeira, junto à qual se destacam uns curiosos tanques de formas e dimensões irregulares, que a partir da Primavera se enchem de água salgada dando origem a alvas pirâmides de sal.
Em 2013 foi criado no concelho o Centro de Negócios e Inovação que tem como missão fomentar o desenvolvimento de empresas competitivas e dotar as novas estruturas empresariais das mais sólidas bases, para que consigam superar o desafio do início da actividade, estando também focado na concepção e implementação de soluções inovadoras de serviços e ferramentas de apoio às empresas e/ou empreendedores que lhes permitam obter vantagens de competitividade num mundo cada vez mais global. Rio Maior tem também uma Área de Localização Empresarial gerida pela Depomor, entidade que tem como um dos accionistas a câmara municipal..

As únicas salinas do interior do país

Com 21.192 habitantes e uma superfície de cerca de 272,8 km2, terra de vales e colinas onde se encontram a paisagem serrana e as planuras ribatejanas, o concelho de Rio Maior, constituído por dez freguesias (Alcobertas, Arrouquelas, Asseiceira, Azambujeira/Malaqueijo, Fráguas, Marmeleira/Assentiz, Outeiro da Cortiçada/Arruda dos Pisões, Rio Maior, São João da Ribeira/Ribeira de São João e São Sebastião), representa um espaço privilegiado de transição entre a região do Vale do Tejo e o Litoral Oeste do país.
Os principais acessos fazem-se pela A15 (que faz ligação à A8 e A1) e pela EN114 (Santarém – Caldas da Rainha). O concelho de Rio Maior tem ainda como principais pontos naturais de referência a Serra dos Candeeiros, as Salinas de Fonte da Bica e o Rio Maior, afluente do Tejo.
A grande aposta autárquica no sector desportivo colocou a cidade de Rio Maior no mapa do país como Capital do Desporto. Efectivamente dispõe hoje de excelentes infra-estruturas para quase todo o tipo de práticas desportivas e de estágios profissionais e ainda de uma Escola Superior de Desporto.

Rio Maior é sinónimo de desporto de alta competição e de campeãs de marcha atlética

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques