uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Concluída desconstrução de prédios em risco de ruir em Vila Franca de Xira

Operação foi contratada pelo município e custou mais de um milhão de euros

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira deu por concluídos os trabalhos de desconstrução de dois prédios que estavam em risco de ruir, na encosta de Monte Gordo, uma intervenção que durou seis meses. Em causa estão dois prédios de sete pisos, de 14 fracções cada, construídos no início da década de 1990 e que a partir de 1999 começaram a apresentar fissuras.
Um dos prédios (lote 2) estava desocupado há muitos anos, enquanto o outro (lote 1), onde viviam nove famílias, foi desocupado em 2013, por despejo administrativo, através de intervenção policial.
Os trabalhos para a desconstrução dos dois prédios, situados na rua Quinta de Santo Amaro, em Vila Franca de Xira, começaram a 6 de Março e tiveram um custo de cerca de 750 mil euros. “Tratou-se de uma obra permanentemente controlada e monitorizada, de forma a decorrer da forma mais tranquila e segura possível”, esclarece a Câmara de Vila Franca de Xira, em comunicado.
A nota acrescenta que “foi um processo minucioso, elemento a elemento (portas, janelas, vigas, lages e pilares), piso a piso, sendo faseadamente eliminadas as várias componentes estruturais dos edifícios”.
Em Setembro de 2016 o município tinha adquirido os dois imóveis, numa operação orçada em mais de um milhão de euros, tendo cada proprietário dos apartamentos recebido 50 mil euros.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques