uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira cerra fileiras contra RTP e exige mais respeito pela festa brava
CRÍTICAS. Vila Franca de Xira está contra a redução da transmissão de touradas na televisão

Vila Franca de Xira cerra fileiras contra RTP e exige mais respeito pela festa brava

A Rádio e Televisão de Portugal reduziu para três o número de touradas que transmitirá este ano. Eleitos socialistas na assembleia municipal criticam e apelam a um cerrar de fileiras em defesa da festa brava. Presidente da câmara diz que os aficionados merecem respeito.

Os eleitos da bancada do PS na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira condenaram na última sessão pública daquele órgão a decisão da direcção de programas da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) em reduzir para três o número de touradas televisionadas por ano e apelaram a um “cerrar de fileiras” dos aficionados na defesa da festa brava.
“É ridículo que um director de programas da RTP (Daniel Deusdado) queira impor a sua visão pessoal para não transmitir mais touradas como se os valores individuais se pudessem sobrepor às obrigações do serviço público de televisão ou à obrigação de todos nós pagarmos a contribuição audiovisual com a conta da luz. Num tempo de audiências televisivas miseráveis, duas touradas transmitidas pela RTP e uma pela TVI tiveram mais de 2 milhões de espectadores com shares acima da média desses canais. Por muito que custe a alguns, a tauromaquia conta como conteúdo televisivo”, criticou o socialista António Galamba.
O eleito notou que o serviço público “tem a obrigação” de contribuir para a democratização do acesso à tauromaquia enquanto expressão cultural e identitária do país e sobretudo da região, recusando render-se ao que diz ser “o politicamente correcto” imposto pelo canal.
“Não nos rendemos ao politicamente correcto, a modernices de quem nada tem para corresponder às necessidades das pessoas e dos territórios mas tem tudo para dar expressão ao acessório. Exortamos quem está sintonizado na festa brava a cerrar fileiras na defesa da cultura e do espectáculo em Vila Franca de Xira, no país e no serviço público de televisão. Era só o que faltava que uma minoria que até pode fazer mais barulho sob a capa do politicamente correcto se impusesse a uma maioria demasiado silenciosa e às marcas desta nossa identidade”, vincou.
O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), disse estar de acordo com as palavras de Galamba, notando que a comunidade de aficionados merece “mais respeito” do que aquele que está a ter.
A decisão da RTP, anunciada em Julho, gerou uma onda de protestos por parte da comunidade taurina e elogios das plataformas de defesa animal. Confrontado com a questão, o director de programas da RTP, Daniel Deusdado, disse ao Diário de Notícias, em Julho, que a quantidade elevada de audiências não era “relevante” para a decisão de ter touradas em antena, vincando que não está nos seus planos investir em mais transmissões anuais.

Mais uma largada na Feira de Outubro

Esta semana soube-se também que Vila Franca de Xira vai ter mais uma largada de toiros nas ruas do que o habitual durante a tradicional Feira de Outubro. A proposta partiu da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do concelho e foi aceite pelo município. Por norma, a feira tem cinco largadas, entre sábado e quarta-feira. Mas desta vez, porque o feriado de 5 de Outubro se assinala a uma quinta-feira, foi decidido aproveitar o dia e libertar os toiros. O presidente do município, Alberto Mesquita, considera que se trata de mais um atractivo do programa e mais uma forma de gerar movimento nas ruas da cidade.

Vila Franca de Xira cerra fileiras contra RTP e exige mais respeito pela festa brava

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques