Concelho de Abrantes lidera exportações no Médio Tejo
Presidente da câmara elogia dinamismo das empresas instaladas no concelho durante uma reunião do executivo onde foi aprovada a venda de mais lotes em zonas industriais do município.
A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, disse na última reunião do executivo, onde se aprovou a venda/permuta de mais cinco lotes no parque industrial da cidade, que as empresas do concelho estão mais competitivas e a exportar mais. A autarca mostrou-se satisfeita com o facto de terem sido vendidos onze lotes nas zonas industriais do concelho, nos últimos quatro anos.
Na ordem do dia estava a “desistência da aquisição dos lotes I15, I16, I17 e I18, no Parque Industrial de Abrantes, por parte da Implasystem – Implantology Systems que está a aguardar aprovação de candidatura e se vai fixar apenas no lote I15.
Esta desistência permitiu que fosse aprovada a candidatura apresentada pela Treciver - Gestão Ambiental, S.A., para aquisição do lote I16 (com o valor de 1250 euros), situado no Parque Industrial de Abrantes, zona norte, assim como a proposta de permuta dos lotes I40 e I41, pelos lotes I17 e I18 do parque industrial, propriedade da Treciver, cuja proposta de minuta de escritura de compra e venda foram aprovados por unanimidade. O que vai permitir que a empresa se expanda de forma contínua. A presidente do executivo referiu que a Treciver sempre mostrou interesse em adquirir três lotes contíguos, o que explica a permuta.
A empresa Abrancongelados - Produtos Alimentares, Lda, também viu aprovada por unanimidade a minuta de escritura de compra e venda para a aquisição de dois lotes (I38 e I40) para expandir o seu negócio.
No final da última reunião antes das eleições autárquicas, a presidente Maria do Céu Albuquerque fez um balanço positivo da evolução empresarial do concelho sublinhando o facto de Abrantes ter aumentado em 25% as suas exportações. “As nossas empresas estão mais competitivas, estão a colocar os seus produtos lá fora, no valor de 163 milhões de euros, somos o concelho mais exportador da nossa região”, referiu a autarca.
A presidente da autarquia disse ainda que o município considera-se “parceiro dos investidores”, em particular por “criar as melhores condições para a dinamização e expansão dos negócios”, dinamizando as zonas industriais, o Parque Tecnológico do Vale do Tejo e também o centro histórico da cidade.
Maria do Céu Albuquerque recordou também “o grande investimento que foi feito para recuperar o Hotel Turismo, que actualmente apresenta uma taxa de ocupação superior a 40%, criou mais de 40 postos de trabalho”.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística - INE, Abrantes continua a liderar as exportações na região do Médio Tejo, seguido de Torres Novas e Constância, por causa do funcionamento nestes concelhos de grandes empresas como a Mitsubishi, no Tramagal, concelho de Abrantes, a Renova em Zibreira, concelho de Torres Novas e a Caima, em Constância.