uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Oleksander e Joana coroados Reis das Vindimas do Cartaxo

Oleksander e Joana coroados Reis das Vindimas do Cartaxo

O MIRANTE foi conhecer melhor os vencedores e saber o que os motivou a participar neste evento que, mais do que a beleza física, valoriza o gosto pelas tradições.

Oleksander Skakun e Joana Azenheira são os novos rei e rainha das Vindimas do concelho do Cartaxo, eleitos no sábado, 16 de Setembro, num espectáculo que evocou as comemorações dos 30 anos do concurso.
Foi ainda com a coroa em ouro e com o ramo de flores na mão que encontrámos Oleksander Skakun. O jovem a frequentar o 12.º ano, confessa que, apesar de ser ucraniano, a cultura portuguesa diz-lhe muito. “Adoro as tradições portuguesas, desde o cavalo lusitano, à tauromaquia ou mesmo as vindimas. Foi por isso que participei neste concurso”, conta. O jovem, que representou a freguesia de Vila Chã de Ourique, admite que sentiu um “nervoso miudinho” mas tudo passou quando subiu ao palco. “Não estava nada à espera de ganhar. Todos nós merecíamos ganhar”, revela.
Há quem diga que à terceira é de vez, mas para Joana foi só à quinta vez. A jovem de 23 anos, licenciada em Psicologia e prestes a começar um estágio profissional no município de Azambuja, já tinha quatro participações no concurso em que ficou em segundo lugar na sua freguesia, Pontével. Desta vez foi eleita tanto na sua freguesia como a nível do concelho.
“Não estava nada à espera. Estava mais nervosa quando foi a eleição da minha freguesia do que nesta eleição. Agora só queria aproveitar a experiência ao máximo e divertir-me”, admite, referindo que valeu a pena participar neste concurso, pois “não só ajudou a descobrir-me e a acreditar mais em mim própria como também me fez ver que valia mais do que aquilo que julgava”.
Para Joana Azenheira este é um concurso muito especial já que, mais do que a aparência física, valoriza as tradições. “Vivemos numa sociedade em que estamos cada vez mais escravos da nossa imagem e aqui não. Este concurso avalia a imagem mas não como nos concursos que agora estão na moda como os que elegem a miss e o mister”, confessa.
Para além do rei e rainha das vindimas, foram ainda eleitos os pajens e damas de honor e o prémio simpatia. Filipe Caeiro (Pontével) e Joana Catarino (Cartaxo e Vale da Pinta) foram eleitos primeiro pajem e primeira-dama de honor e Rodrigo Carvalho (Vale da Pedra) e Francisca Amorim (Vila Chã de Ourique) foram eleitos segundo pajem e segunda dama de honor. Filipe Caeiro, de Pontével, e Ana Teresa Vidais, de Ereira e Lapa, venceram o prémio Vítor de Sousa, Prémio Simpatia.
Os novos rei e rainha vão representar o concelho do Cartaxo na eleição do Rei e da Rainha das Vindimas de Portugal que acontece no próximo ano.

Oleksander e Joana coroados Reis das Vindimas do Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...