
Caloiros arregaçaram as mangas e apanharam beatas nas ruas de Santarém
Em hora e meia foram recolhidas trinta e oito mil pontas de cigarro
Cerca de 150 caloiros das Escolas Agrária, de Enfermagem e de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém arregaçaram as mangas no dia 11 de Outubro e andaram a apanhar pontas de cigarro (vulgarmente designadas por beatas) nas ruas do centro histórico da cidade, num “dia solidário”, alternativa às praxes tradicionais. No total, dutante uma hora e meia, foram recolhidas 37.600 beatas de cigarro.
Esta praxe solidária integra a campanha de sensibilização ambiental ‘be.eco’ de recolha de beatas de cigarro, promovida pela Câmara de Santarém, a que as Comissões de Praxe destas escolas superiores aderiram, de modo a sensibilizar os novos alunos e os cidadãos para a problemática do abandono deste resíduo nocivo em espaço público. No final, o município ofereceu um porta-beatas ‘eco.b’ a cada participante desta praxe.
Foi em Junho deste ano que a Câmara de Santarém ‘declarou guerra’ às beatas de cigarro e pastilhas elásticas com a nova campanha de sensibilização ‘be.eco’ com o mote “Beatas de Cigarro é no ECO|Beatas”.
O município relembra que, se é fumador, pode colaborar nesta missão e levantar gratuitamente um porta-beatas ‘eco.b’ no Posto de Turismo ou na Loja do Cidadão da cidade e fazer a sua descarga num dos seis ECO|Beatas disponíveis no centro histórico de Santarém, para que, posteriormente, esses resíduos sejam encaminhados para valorização energética.

Mais Notícias
Destaques

Tranquility Spa em Almeirim para tratamentos de beleza em ambiente tranquilo
