uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Basquetebol do Forte da Casa com melhores condições para treinar e jogar
Dedicação. Atletas venceram o primeiro jogo no novo piso do pavilhão

Basquetebol do Forte da Casa com melhores condições para treinar e jogar

Piso do pavilhão foi remodelado pela Câmara de Vila Franca de Xira, o que obrigou as equipas do clube a encontrarem alternativas para preparar a nova época.

O Pavilhão do Forte da Casa teve o piso remodelado, obra da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A remodelação iniciou-se em Setembro último e está concluída. A intervenção deixou indisponível o espaço de treino aos cerca de 80 atletas da secção de basquetebol do União Desportiva e Cultural do Forte da Casa, única modalidade do clube em competição.
O período de preparação foi atribulado e feito de improvisos, como explica o treinador Fernando Gomes: “Enquanto esteve bom tempo podíamos treinar ao ar livre nuns campos perto da delegação da junta de freguesia. São excelentes para a prática do basquetebol mas a falta de iluminação só nos deixava treinar até às 19h30, 20h00, altura em que começava a escurecer. As atletas mais velhas, que estudam fora ou já trabalham, não estavam disponíveis a essa hora e isso deixava-nos com um problema”, explicou.
A solução para as seniores, que disputam a 2ª divisão do Campeonato Nacional Feminino, passou pela realização dos treinos no pavilhão da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria, “um pavilhão excelente, mas que não tinha as marcações oficiais”. Outros clubes do concelho também cederam pavilhões onde se realizaram vários jogos amigáveis. Este apoio foi essencial para o União conseguir proporcionar as condições necessárias para que as atletas chegassem ao início de época preparadas.
Regresso a casa com vitória
Concluídas as remodelações, o regresso a casa foi no domingo, 15 de Outubro, que marcou o início das competições oficiais. A vitória por 54-44 da equipa sénior feminina do Forte da Casa, frente ao Náutico de Abrantes, foi uma demonstração da resiliência das atletas depois dos contratempos que enfrentaram.
Com 26 anos de actividade federada, o União Desportiva e Cultural do Forte da Casa só tem uma modalidade de competição, o basquetebol, que participa nas competições da Associação de Basquetebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Basquetebol (2ª divisão do Campeonato Nacional Feminino).
Do escalão de sub 8 até aos seniores, o clube tem cerca de 80 atletas inscritos. A grande parte proveniente dos núcleos de Desporto Escolar das escolas da zona. Em todos os escalões existem equipas masculinas e femininas (nos sub8 e sub10 as equipas são mistas). Só nos seniores é que a primazia é dada às senhoras.
Esta aposta no feminino deve-se a um “acordo de cavalheiros” feito com o Clube Desportivo e Recreativo do Forte da Casa, o outro clube da localidade, que já tinha equipa sénior masculina. Por isso “não fazia sentido andar a disputar os mesmos jogadores”. Entretanto, o vizinho extinguiu a equipa sénior masculina. Ainda assim, o União não pensa avançar para os seniores masculinos, pois “as taxas para o treino de atletas masculinos são cerca de quatro vezes mais caras do que as das atletas femininas”, explicou Fernando Gomes.

Basquetebol do Forte da Casa com melhores condições para treinar e jogar

Mais Notícias

    A carregar...