Alberto Mesquita quer fazer de Vila Franca de Xira um concelho de referência
Instalação dos órgãos municipais realizou-se na noite de terça-feira, 17 de Outubro
Fazer de Vila Franca de Xira um concelho de referência na Área Metropolitana de Lisboa é a principal ambição do presidente do município, Alberto Mesquita (PS), para o mandato 2017-2021. O anúncio foi feito no discurso da cerimónia de instalação dos novos órgãos municipais, na noite de terça-feira, 17 de Outubro, no auditório do Ateneu Vilafranquense.
Apoiar as famílias socialmente mais vulneráveis e tornar Vila Franca de Xira num concelho solidário e virado para as pessoas foram outras das ideias chave do discurso do autarca. “Queremos dar continuidade ao caminho que temos seguido e à estratégia que, no nosso entender, melhor serve as populações. O nosso concelho não pode voltar atrás. Espero contar com todos para, juntos, construirmos um concelho moderno e de igualdade de oportunidades para todos”, frisou.
Na cerimónia foi dada posse aos 33 eleitos e aos seis membros inerentes (presidentes de junta) para a assembleia municipal. Recorde-se que dos 33 eleitos 13 são do PS, 11 da CDU, 5 da Coligação Mais (liderada pelo PSD), 3 do Bloco de Esquerda e um do PAN.
Tomaram depois posse os vereadores para a câmara municipal e Fernando Paulo Ferreira (PS) foi eleito para a presidência da assembleia, tendo como secretários Isabel Santos e Elisabete Alves. A cerimónia ficou marcada pelas críticas da CDU ao executivo PS no que toca a acordos de governabilidade – já estabelecidos com a Coligação Mais - e por uma despedida emocionada e ovacionada de pé ao presidente cessante da assembleia, João Quítalo, que enfrenta problemas de saúde.
A tomada de posse decorreu já em pleno fecho desta edição de O MIRANTE pelo que estes temas serão desenvolvidos na próxima edição semanal.