uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente de Santarém vai trabalhar com a oposição apesar da maioria absoluta
MEMÓRIA. O executivo camarário na última reunião do mandato 2013-2017

Presidente de Santarém vai trabalhar com a oposição apesar da maioria absoluta

Ricardo Gonçalves diz que a nova correlação de forças no executivo representa uma responsabilidade acrescida.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), afirmou na última reunião do executivo do mandato 2013-2017, que o facto de ter sido reeleito com maioria absoluta para o próximo mandato não significa que vá tomar decisões importantes sem envolver a oposição, tanto na câmara como na assembleia municipal.
“A maioria absoluta é uma responsabilidade acrescida em relação ao trabalho que temos que fazer no concelho de Santarém”, afirmou Ricardo Gonçalves, que geriu o município nos últimos quatro anos em situação de maioria relativa - PS e CDU juntos tinham mais vereadores que o PSD, tendo chumbado algumas propostas dos social-democratas.
Ricardo Gonçalves garantiu ainda que irá cumprir sempre o estatuto da oposição e que vai continuar a apresentar orçamentos realistas, como aconteceu no mandato que agora cessa e que foi destinado sobretudo ao saneamento financeiro da autarquia. “Não vamos sair deste caminho em que nos sentimos confortáveis e que as pessoas perceberam”, afirmou, acrescentando contudo que existem agora condições para se avançar para a concretização de vários projectos. Até porque os fundos comunitários do Portugal 2020 começam agora a ser disponibilizados.
“Acredito que serão quatro anos de grandes concretizações para Santarém e conto com todos os partidos. Queremos que os projectos sejam vistos como projectos de Santarém e não como projectos de um partido”, disse ainda, acreditando que “a Santarém dos nossos sonhos está mais próxima de se concretizar com a ajuda de todos”.
Antes, o vereador António Carmo (PS), na sua intervenção de despedida após oito anos no executivo, tinha destacado a vitória eleitoral de Ricardo Gonçalves, até por ser em contraciclo com os resultados do PSD em vários pontos do país, e aconselhou-o a não abusar da maioria absoluta obtida e a procurar consensos. “Considero-o uma pessoa responsável, séria e honesta e tenho a certeza que mesmo com maioria absoluta irá procurar manter equilíbrio na gestão”, disse, confessando a sua tristeza por o PS não ter vencido em Santarém e também por a CDU ter perdido o vereador que tinha na câmara.
O vereador da CDU, Francisco Madeira Lopes, que no próximo mandato vai estar na assembleia municipal, admitiu que os resultados obtidos pela sua força política não foram os esperados, tendo saudado todos os eleitos do concelho e o PSD pela vitória nas autárquicas em Santarém. “Podem contar com a minha presença e a minha voz na assembleia municipal”, garantiu, prometendo ainda que irá questionar muitas vezes o executivo por escrito.

Presidente de Santarém vai trabalhar com a oposição apesar da maioria absoluta

Mais Notícias

    A carregar...