uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Reabertura de troço da EN 3 no centro do Cartaxo é hipótese no novo mandato
Pedro Ribeiro foi reeleito para um segundo mandato

Reabertura de troço da EN 3 no centro do Cartaxo é hipótese no novo mandato

Presidente do município reeleito pondera reabrir aquele troço ao trânsito. Salão dos paços do concelho encheu para tomada de posse dos novos eleitos

O novo executivo municipal do Cartaxo vai ponderar a reabertura do troço da Estrada Nacional 3 no centro da cidade, encerrado desde a construção, em 2013, do parque de estacionamento subterrâneo e do largo em frente ao edifício dos paços do concelho. A informação foi dada pelo presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), durante o seu discurso de tomada de posse que decorreu na noite de 11 de Outubro. O salão nobre dos paços do concelho foi pequeno para todos os quiseram assistir à cerimónia. O autarca referiu que vão avaliar todas as implicações técnicas e financeiras para perceberem se é ou não viável essa solução.
Outro dos desafios para Pedro Ribeiro - que venceu com maioria absoluta e aumentou de três para cinco os eleitos socialistas no executivo camarário – é equilibrar e consolidar as contas municipais: “Com as contas em ordem, com estabilidade política e com a união de esforços que construímos nos últimos quatro anos, tenho a certeza que vamos devolver à nossa população a qualidade de vida de outros tempos. Não é possível pensar no desenvolvimento económico e social sem contas públicas saudáveis”.
O presidente considera prioritário para o novo mandato assegurar que as ETAR (Estações de Tratamento de Águas e Resíduos) de Valada, Pontével e Lapa estejam concluídas dentro dos prazos estabelecidos no plano de investimentos acordado com a empresa concessionária Cartagua. “A par das ETAR, vamos dotar as áreas da limpeza urbana e da conservação de jardins com mais recursos. Queremos voltar a ter uma terra mais limpa, mais cuidada. Todas estas intervenções serão acompanhadas por programas de educação ambiental com forte incidência junto dos nossos concidadãos”, destacou.
Outra aposta é na captação de investidores e na fixação de empresas e criação de emprego no Valleypark e Casal Branco. Pedro Ribeiro defende que para dinamizar o comércio local deve ser criada uma estrutura associativa autónoma de Santarém, que “permita estabelecer parcerias e definir as melhores medidas a adoptar” para revitalização do comércio.
“Com um novo PDM [Plano Director Municipal] queremos atrair mais investimento, mais emprego e mais riqueza. Hoje, o enoturismo é um dos produtos turísticos com mais procura no mundo. O vinho e o Tejo fazem parte da nossa identidade por isso queremos revitalizar o projecto Cartaxo, Capital do Vinho. Temos como ambição ser o Ribatejo à porta de Lisboa”, afirmou, recordando também que se mantém a candidatura do Fandango do Ribatejo a Património Imaterial da Humanidade.

Aposta na educação e eliminação de barreiras arquitectónicas
Concluir a revisão da Carta Educativa do concelho; concluir as obras no Centro Escolar de Pontével; requalificação da EB 2,3 de Pontével e EB 2,3 do Cartaxo; criação de jardim-de-infância público no Cartaxo e valorização do ensino profissional em articulação com empresas do concelho são as prioridades na área da educação para o novo mandato.
O autarca pretende ainda eliminar as barreiras arquitectónicas para facilitar a circulação e o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Pedro Ribeiro defende também o reforço de sinalização e colocação de moderadores de velocidade em zonas escolares e habitacionais. E quer cumprir o plano de pavimentações de estradas do concelho iniciado em 2016 e, segundo disse, vai prolongar-se até 2020.
O alargamento e aumento de segurança do parque de estacionamento de Santana; lutar pela extensão da linha ferroviária suburbana até ao concelho do Cartaxo e substituir todos os apeadeiros dos TUC (Transportes Urbanos do Cartaxo) são outras medidas que pretende implementar.

Reabertura de troço da EN 3 no centro do Cartaxo é hipótese no novo mandato

Mais Notícias

    A carregar...