uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais uma fornada de bombeiros já começou a formação em Vila Franca de Xira

Mais uma fornada de bombeiros já começou a formação em Vila Franca de Xira

Quarenta e oito novos bombeiros estagiários das seis corporações do concelho vão partilhar formações e exercícios para se conhecerem o melhor possível entre si e cooperem com maior eficácia.

“O colectivo de seis como um só” é o lema do 5º ano do curso que junta os bombeiros estagiários das seis corporações do concelho de Vila Franca de Xira para formações, workshops e exercícios que lhes permitirão conhecer-se e colaborar melhor entre si. “O objectivo é que cada um de nós conheça todos os colegas dos outros corpos de bombeiros e saiba que a qualquer momento pode contar com eles, porque conhecem tão bem como nós o nosso quartel e os nossos veículos”, explicou o 2º comandante Vasco Martins, dos Bombeiros Voluntários de Alverca do Ribatejo, durante a apresentação do programa deste ano e da turma inicialmente composta por 48 novos estagiários.
A formação voltará a ser dada em sistema itinerante, passando pelos vários quartéis, e o programa foca-se na formação de ingresso na carreira de bombeiro voluntário, a instrução contínua e a formação para a progressão na carreira. O curso será ministrado por uma comissão composta por seis bombeiros, um de cada corporação do concelho, e por uma equipa pedagógica também de seis bombeiros das várias corporações, que chefiam uma equipa maior de 50 elementos dos vários corpos.
Na cerimónia de abertura deste ano lectivo, que decorreu no sábado, 14 de Outubro, no salão nobre da sede dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca de Xira, além da turma deste ano também esteve presente a do ano passado, bem como os formadores, responsáveis e dirigentes das várias corporações e ainda elementos dos órgãos executivos do concelho.
O Comandante Operacional Municipal de Vila Franca de Xira, António Carvalho, defendeu que o progresso é impossível sem mudança, uma mudança que espera que aconteça nas condições de trabalho dos bombeiros do concelho. “Precisamos de adoptar uma cultura de excelência e deixar para trás a mediocridade. O combate consiste numa mudança das nossas atitudes”, que tem vindo a evoluir ao longo do tempo e se reflecte no facto de agora as propostas para as formações serem “mais ambiciosas” e já contarem com a participação das seis corporações de VFX, o que no primeiro ano não foi possível.
António Carvalho também elogiou a câmara por ter olhado para a formação conjunta “como um investimento e não uma despesa”. O presidente do município, Alberto Mesquita, elogiou a cooperação a que as várias corporações conseguiram chegar e alertou que devia ser “um exemplo de parceria que outras áreas podem e devem adoptar”.
No final da cerimónia, os presentes assistiram a dois exercícios práticos onde puderam ver as técnicas que os bombeiros aprendem no curso, neste caso no socorro a vítimas de um incêndio num prédio de habitação.

Mais uma fornada de bombeiros já começou a formação em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...