uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Profissional de Salvaterra de Magos em destaque

Escola Profissional de Salvaterra de Magos em destaque

Três vitórias no concurso Jovens Talentos da Gastronomia

Pelo terceiro ano consecutivo os alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) foram os grandes vencedores do concurso Jovens Talentos da Gastronomia, cuja final nacional se realizou no dia 25 de Outubro, em Santarém, no âmbito do Festival Nacional de Gastronomia.
Das sete categorias a concurso, três delas foram ganhas pelos jovens alunos da EPSM: Luís Feiteirinha, na categoria Artes de Mesa, Catarina Rodrigues, na Cozinha com Legumes Bonduelle, e Miguel Pereira, na categoria Barman Inter, destacaram-se entre os 42 candidatos, provenientes de todo o país e ilhas, alguns deles já com experiência profissional nesta área.
Catarina Rodrigues optou pela confeção de um Carré de Borrego com guarnição de legumes Bonduelle, enquanto a Luís Feiteirinha coube a realização de um serviço de mesa e a harmonização de couverts com queijo e um vinho à sua escolha. Na categoria de Barman, Miguel Pereira preparou dois cocktails, um deles de sua autoria. A utilização de produtos regionais, como o Gotik Gin (de Santarém), o Licor do Falcoeiro e licor de ginja (produzidos por uma empresa de Salvaterra), o melão de Almeirim e pimentos do Ribatejo, surpreendeu e conquistou o júri.
De salientar o facto de ser a terceira vez consecutiva que um aluno da EPSM ganha o prémio de Jovem Barman, proeza também repetida na categoria de Artes de Mesa. De recordar que em 2015, Diogo Lopes, hoje a trabalhar no Bar Red Frog Speakeasy, considerado um dos melhores bares do mundo, ganhou o prémio de Jovem Barman do Ano. Em 2016, Jonathan Ribeiro revalidou este título para a EPSM, ao passo que o seu colega Diogo Duarte, hoje a trabalhar no restaurante Alma, foi o vencedor na categoria de Artes de Mesa.
Para o director geral da EPSM, Duarte Bernardo, são de louvar os resultados alcançados, considerando o elevado nível de desempenho apresentado pelos candidatos e, sendo os elementos do júri conceituados e distintos de ano para ano, mais prestigiantes se tornam estes prémios, elevando a seriedade e dedicação no trabalho preconizado pela EPSM.
O Concurso Jovem Talento da Gastronomia é o mais relevante concurso de gastronomia para jovens estudantes e profissionais, sendo encarado como uma porta de entrada e reconhecimento de novos talentos nacionais, nas áreas de cozinha, pastelaria, bar e serviço de sala.

Aluna da Escola Profissional Vale do Tejo venceu na Pastelaria
Ainda sobre a prestação dos jovens candidatos do distrito de Santarém há a salientar o desempenho de Lara Figueiredo, aluna da Escola Profissional de Vale do Tejo, que foi a vencedora da categoria Pastelaria Sical. A jovem, que terminou agora o 12º ano do curso de Restauração, estagiou este ano lectivo no restaurante do Hotel Fortaleza do Guincho e, em 2015, no Hotel Epic Sana de Lisboa.

Escola Profissional de Salvaterra de Magos em destaque

Mais Notícias

    A carregar...