uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
IPT assinalou trinta anos de Erasmus e do curso de Design e Artes Gráficas

IPT assinalou trinta anos de Erasmus e do curso de Design e Artes Gráficas

Politécnico de Tomar recebeu professores de universidades estrangeiras que sublinharam importância da internacionalização e do intercâmbio entre instituições de ensino de diferentes países.

O curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, ministrado no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), completou trinta anos a par do programa Erasmus do IPT, que também se realiza há três décadas. Para assinalar a data, os professores Miguel Sanches, director da licenciatura, e Célia Barreto, professora adjunta, foram os anfitriões, no dia 8 de Novembro, de alguns professores de universidades estrangeiras, que falaram aos alunos do curso de Design e das Artes Gráficas do IPT de experiências e linhas mestras para o futuro.
O professor de uma universidade belga, Luk Bouters, sublinhou a dimensão internacional do curso e o facto de a permanente evolução das tecnologias de informação exigir uma permanente actualização dos currículos e a aposta na especialização dos alunos. Falando para uma plateia atenta, destacou a cooperação entre as várias instituições de ensino como um marco importante para a internacionalização dos conhecimentos e frisou o papel do Politécnico de Tomar pela abertura do espaço à comunidade académica e à interacção com a comunidade empresarial e local.
O professor belga disse ainda que os alunos têm de ter uma visão internacional de emprego e de apostar cada vez mais na aprendizagem de outras línguas e outras culturas. Por isso, destacou o programa Erasmus como uma boa oportunidade para o contacto com outras realidades além-fronteiras.
Laurent Carou é professor no IPT e coordenador do programa Erasmus. Referiu que o programa, financiado, tem permitido receber no instituto alunos de vários países, desde Angola, Brasil, Canadá, Índia, Estados Unidos, Moldávia e tantos outros, revelando-se um bom motor de internacionalização dos vários cursos.
Relativamente ao curso de Design e das Artes Gráficas, Laurent Carou sublinhou a importância da interdisciplinaridade com outras áreas, como a arqueologia, as geociências e outras, com o objectivo de abrir caminhos inovadores que possam ser uma mais valia para os estudantes e para as comunidades onde pretendem trabalhar.

IPT assinalou trinta anos de Erasmus e do curso de Design e Artes Gráficas

Mais Notícias

    A carregar...