uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira anual de Pernes decorre de 7 a 10 de Dezembro

Feira anual de Pernes decorre de 7 a 10 de Dezembro

Tempo de convívio, de reencontros, de reavivar tradições e memórias

A feira anual de Pernes, edição 2017, tem início esta quinta-feira, 7 de Dezembro e prolonga-se até domingo. O convívio proporcionado pelos jantares servidos nas Associações aderentes, na zona envolvente da feira, a animação e as bancas de venda dos mais variados produtos, dá vida à vila e asseguram, embora em moldes diferentes, uma tradição com mais de trezentos e cinquenta anos.
Na quinta-feira decorre, a partir das dez da noite, o Baile da Feira com David C, na Associação Música Velha. Às duas da manhã é a actuação do DJ Francis.
No feriado de 8 de Dezembro actua, a partir das dez e meia, o grupo Blackallica, de tributo à banda Metallica, a que se segue o DJ Kaya. A banda Putos da Favela actua no sábado à noite, antes da dupla de DJ.
A Feira de Pernes remonta a 1663 e surgiu numa altura marcada pela explosão das feiras francas depois da restauração da independência de Portugal em 1640.
Naquele tempo, as feiras francas eram a única oportunidade que os comerciantes tinham de estar isentos do pagamento das franquias de comercialização de produtos em cada município.
Ao Largo do Rossio, em Pernes, acorriam centenas de comerciantes de fora que vendiam os seus produtos lado-a-lado com os produtores da terra. Era na Feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual, muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca.
No rigoroso mês de Dezembro muitas pessoas aproveitavam a feira para comprar samarras e sapatos para o Inverno. Uma das imagens de marca eram os cepos de lenha a arder à porta de cada estabelecimento, cujas brasas eram depois utilizadas para cozinhar belos petiscos. As azeitonas e os frutos secos tinham também uma presença importante durante estes dias.
Por entre as tradicionais barraquinhas de jogos, roupas e outras quinquilharias, a Feira de Pernes é desde sempre um ponto de congregação para os pernenses se reverem. Um importante encontro de gerações que acontece todos os anos.

Ouvir o som da vila de Pernes na internet
Sons, ambientes e testemunhos de Pernes podem ser escutados na internet em http://aspernessa.com. Trata-se de um conjunto de gravações recolhidas por Miguel Pacheco Gomes, natural daquela vila do concelho de Santarém. O som de fontes a correr, do Largo do Rossio, do Café Abreu, de emissões da Rádio Pernes e da TV Regional de Pernes e de outras paisagens sonoras de locais, para além de testemunhos de habitantes, estão ali disponíveis.

Feira anual de Pernes decorre de 7 a 10 de Dezembro

Mais Notícias

    A carregar...