
Ensino secundário arranca no próximo ano lectivo na Fundação CEBI
Prestes a completar meio século a instituição de Alverca tem também no horizonte a criação de um novo lar para idosos.
Continuar a apoiar a comunidade nas suas diferentes valências, construir um novo lar para idosos e alargar o ensino secundário aos jovens que frequentam o Colégio José Álvaro Vidal são os principais pilares de futuro da Fundação CEBI, de Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira.
A novidade foi dada pela presidente do conselho de administração, Ana Maria Lima, na tarde de sexta-feira, 15 de Dezembro, durante a cerimónia do 49º aniversário da instituição. A responsável garantiu que o ensino secundário avança já no próximo ano lectivo e as obras de adaptação do espaço estão a decorrer a bom ritmo.
“Encaramos o futuro com confiança e no próximo ano lectivo alargaremos a nossa resposta ao ensino secundário. Queremos apoiar o cidadão e as famílias desde o nascimento até ao envelhecimento. É por isso que para satisfazer as necessidades dos seniores iremos também avançar com um novo lar, para dar uma resposta mais inovadora e focada na promoção do bem-estar e no envelhecimento activo”, revelou a responsável.
A Fundação CEBI, disse, continua a vincar a sua acção no apoio a quem precisa, seja nas áreas da educação, solidariedade e emergência social. No último ano foram entregues perto de meio milhão de euros em bolsas escolares aos alunos e apoios alimentares superiores a 120 toneladas a mais de 250 famílias carenciadas. “Nada disto seria possível sem a responsabilidade, generosidade, empenho e dedicação dos nossos profissionais”, elogiou Ana Maria Lima.
Apoio a mais de três mil famílias
“O CEBI tem tido uma intervenção social no nosso concelho assente na solidariedade e inclusão. O apoio que dão a mais de três mil famílias merece todo o nosso reconhecimento. O vosso trabalho é bastante importante e considero da mais elementar justiça celebrar-se este aniversário pelo papel preponderante que têm na nossa comunidade”, elogiou Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
A convidada de honra da cerimónia foi este ano Maria Emília Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, que também elogiou o papel da fundação no apoio à comunidade e no desenvolvimento de jovens mais preparados para o futuro. “Procuramos uma sociedade justa e coesa e o CEBI provou que isso é possível de alcançar”, elogiou.
Na sessão foi também apresentado o novo hino da fundação, criado e interpretado por jovens e colaboradores da instituição. Foram entregues diplomas aos alunos que figuraram nos quadros de excelÊncia, mérito e valor e diplomas dos exames de ballet, piano e guitarra. O final da cerimónia ficou marcado pela homenagem aos trabalhadores com mais de 20 anos de serviço no CEBI.

À margem
- A festa do 49º aniversário da Fundação CEBI, à semelhança dos anos anteriores, foi impecavelmente organizada. Apesar da complexidade da cerimónia, com dezenas de jovens a dançar, tocar e a levantarem-se para receberem os prémios, tudo foi coreografado ao milímetro e nada falhou. Cada um soube o seu lugar e o que tinha de fazer quando chamado a isso.
- Dezenas de pais e familiares dos alunos premiados e dos funcionários distinguidos começaram a juntar-se à porta do pavilhão da CEBI bem antes da hora, para guardar um bom lugar na cerimónia. Quando as portas se abriram a fila já ia longa e quase chegava ao portão da fundação.
- Honório Vieira, director-geral da Fundação CEBI, foi incansável durante a cerimónia, fosse a guiar os convidados que chegavam aos seus lugares ou a chamar os trabalhadores homenageados. No início do evento, por falta de cadeiras, deu a sua a um convidado e ficou todo o evento de pé, ao lado do palco, a ajudar no que era necessário.

Mais Notícias
Destaques

EspertoCar de Francisco Esperto na Zona Industrial de Rio Maior

Médica da Torres Pet lembra que há alimentos que não devemos dar aos animais

Só bons profissionais conseguem soluções harmoniosas e bons resultados funcionais

Médica da Torres Pet lembra que há alimentos que não devemos dar aos animais
