uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente de Abrantes só convenceu 4 militantes a votarem na reeleição de Gameiro
Maria do Céu Albuquerque

Presidente de Abrantes só convenceu 4 militantes a votarem na reeleição de Gameiro

Maria do Céu Albuquerque é candidata de Gameiro para liderar a Comissão Política Distrital. António Gameiro, que concorreu sozinho, foi reeleito para presidir à distrital de Santarém do PS, mas no concelho de Abrantes, onde a presidente da câmara é a sua escolha para liderar a Comissão Política Distrital, foi arrasado e só teve quatro votos.

No concelho de Abrantes, onde a presidente da câmara é a socialista Maria do Céu Albuquerque, apenas 16 militantes dos 44 militantes do PS participaram nas eleições de sábado, para eleger o presidente da Distrital de Santarém daquele partido e os delegados ao congresso que decorre dia 24 de Março em Fazendas de Almeirim. Desses 16, 11 votaram em branco e um voto foi considerado nulo.
Foi a pior votação em António Gameiro (25%), que foi reeleito para o cargo com 88,69% , e que já tinha manifestado a intenção de ter como presidente da Comissão Política Distrital, Maria do Céu Albuquerque, a sua maior adversária nas eleições para líder da distrital em 2014 que passou a ser uma das suas maiores apoiantes nas eleições seguintes, integrando desde então a sua equipa.
A votação mais baixa de António Gameiro nas eleições de 10 de Março, a seguir aos 25 por cento de Abrantes, foi a registada na concelhia de Benavente com 66,67% e 14 dos 21 votos expressos. Nos restantes concelhos onde se realizaram votações, o único candidato que se apresentava com um programa intitulado “Reforçar Santarém Com Todos e Para Todos” teve votações entre 75% no Cartaxo e 100%.
Almeirim e Tomar foram os concelhos com maior participação nas eleições. No primeiro votaram 49 militantes, dos quais 47 em António Gameiro e dois em branco e em Tomar votaram 57 militantes, sendo que cinco votos foram em branco e houve um nulo. António Gameiro, que é de Ourém, teve ali uma percentagem de 95,65%. No Distrito votaram 504 militantes, dos quais 447 no candidato único.

António Gameiro

Como ganhar sem esforço
No XVIII Congresso da Federação Distrital de Santarém do PS, que se realizará no dia 24 de Março em Fazendas de Almeirim, participam 209 delegados. Segundo o rácio definido para a representação de cada concelhia, Abrantes terá na sala 9 elementos uma vez que a concelhia tem 44 militantes.
No Congresso são eleitos os membros da Comissão Política da Federação, pelo sistema de listas completas, propostas pelo mínimo de cinco por cento dos delegados. À partida e uma vez que a quase totalidade dos delegados terá votado em António Gameiro, será uma lista sancionada por si a ganhar e é aí que estará Maria do Céu Albuquerque de Abrantes, concelho onde o líder teve o pior resultado de todo o distrito e apenas 4 votos..

Presidente de Abrantes só convenceu 4 militantes a votarem na reeleição de Gameiro

Mais Notícias

    A carregar...