Edição de 2018.04.05
Cavaleiro Andante
Ressaca...prolongada
No final do século passado, quando foi constituída a Rota do Vinho do Ribatejo, os sinais rodoviários que a publicitaram demoraram anos e anos a ser colocados. Agora que aquela Rota do Vinho já não existe (se é que alguma vez existiu), os sinais continuam à beira das estradas, um pouco por toda a região. Caso para dizer: “Quando tratar de sinalização rodoviária não beba!”
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Os miminhos do patrão!
Os funcionários da Câmara de Santarém tiveram um Março em cheio. Depois do fim-de-semana grande do 19 de Março, feriado municipal que calhou a uma segunda-feira, foram brindados com umas mini-férias da Páscoa uns dias depois, ao receberam de bónus a Quinta-Feira Santa, que se juntou à sexta, sábado e domingo. Felizmente não há eleições à vista, senão não faltariam acusações de populismo e eleitoralismo ao presidente Ricardo Gonçalves. Assim, só dá mesmo para dizer que se trata de um patrão que não quer que falte nada aos seus trabalhadores…
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Ó amigo, salva-me desta assediadora!
• Apesar da conferência “Mulheres, Paz e Liberdade”, no âmbito do 120.º aniversário de Maria Lamas se debruçar sobre o assédio masculino não deixou de se falar do assédio feminino e dos casos em que os homens são vítimas. E até houve um participante que contou a história de uma amigo que lhe pediu ajuda por causa do assédio de uma mulher. Infelizmente não foi revelada a ajuda que ele lhe deu!
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Miau...miau...miau...
Há dez anos, na aldeia de Cem Soldos, na Madalena, Tomar, a seguir à missa de Domingo de Páscoa, realizava-se uma curiosa actividade, denominada “Matança dos Judeus”, durante a qual, os mais jovens batiam numa laje com as canas enfeitadas de flores que tinham trazido consigo, até as estilhaçarem por completo. Agora aquela tradição desapareceu para dar lugar a uma coisa mais “fofinha”, chamada Aleluia que mete concurso de canas enfeitadas com prémio pecuniário e oferta de saquinhos de amêndoas. O Cavaleiro Andante regista o avanço do chamado “Politicamente Correcto” e já começa a imaginar touradas em que os toureiros entrem em praça todos engalanados para fazer festinhas aos toiros e oferecerem-lhes torrões de açucar.
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Bom remédio
Não faltam razões para se beber uma boa pinga e o director da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS), José Potes, também tem a sua. Um pouco de vinho atenua-lhe a gaguez, garantiu ele na apresentação da programação do 130.º aniversário daquele estabelecimento de ensino... sem gaguejar. Resta saber durante quanto tempo é que o remédio faz efeito, para prevenir quaisquer efeitos secundários em dias em que ele tenha...que falar muito.
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Uns avieiros...bem aviados!
O pessoal da foto não pertence a nenhum rancho folclórico como à primeira vista parece. Trata-se da tripulação do barco que representou o Município de Santarém na Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Constância, que foi capitaneado pela vereadora Inês Barroso, que está de xaile castanho pelas costas. O senhor à civil, digamos assim, é o presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, que em matéria de fardamento já passou à disponibilidade... depois de no ano passado também ter ido disfarçado.
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
O vereador e o Mercedes
O vereador do BE na Câmara de Abrantes, Armindo Silveira, comprou um carro novo, “na mão dele”, como explica na sua página de Facebook. O autarca informa quem o quiser ouvir que o ‘burguês’ Mercedes C220, de 1996 e com 407 mil quilómetros, substitui o “velhinho” Renault 5GTR, que foi para a sucata. Armindo Silveira diz temer que o coloquem no rol dos políticos corruptos, incompetentes e mentirosos por ter comprado um Mercedes depois de ter sido eleito vereador da Câmara de Abrantes. O Cavaleiro Andante regista as informações e deseja ao vereador boas viagens, desejando que o vetusto bólide não o deixe a pé a caminho de mais uma reunião de câmara.
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
A luz divina e a luz da massa
A Procissão dos Fogaréus no Sardoal percorre as ruas principais da vila à luz das velas, archotes e candeias, com a iluminação da rede pública e das casas de habitação desligadas. Como a delegação da Caixa Geral de Depósitos não desligou as suas luzes nas suas instalações nem as do reclame luminoso houve que recorrer a um pano para tapar o mais possível a luminosidade. O Cavaleiro Andante ficou assim a saber que há católicos lá da terra que ainda não esqueceram que a relação de Jesus Cristo com os banqueiros da altura, aos quais o povo chamava agiotas, não eram muito...católicas!
Cavaleiro Andante | 05-04-2018
Destaques
Águas de Santarém com resultados positivos em 2017
Em ano de seca aumentou o consumo de água. A ligação de mais de mil novos clientes à rede de esgotos também ajudou a crescer a facturação.
Edição de 05-04-2018
Águas do Ribatejo altera estatutos para afastar privados e aumenta capital social
Autarcas continuam a recusar remunerações por exercerem funções na empresa
Edição de 05-04-2018
A LZ CarSolutions comemora o seu primeiro aniversário
Empresa de comércio de automóveis na cidade de Abrantes
Edição de 05-04-2018