uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hospital Vila Franca de Xira celebra cinco anos com compromisso de servir mais e melhor
O presidente da Comissão Executiva do Hospital Vila Franca de Xira, Pedro Bastos soprou as cinco velas do aniversário

Hospital Vila Franca de Xira celebra cinco anos com compromisso de servir mais e melhor

Novo hospital concretizou um sonho de décadas na prestação de cuidados de saúde de excelência

O Hospital Vila Franca de Xira assinalou na segunda-feira, 2 de Abril, o quinto aniversário com uma festa para profissionais e utentes. Há cinco anos que a realidade do concelho na área da saúde deu um passo significativo quando o novo hospital começou a funcionar, acabando com décadas de um serviço com más condições de trabalho e atendimento. Construído numa parceria público-privada o hospital tem vindo a crescer anualmente. Para comemorar a data a unidade hospitalar preparou um conjunto de iniciativas que incluíram uma performance musical, corte do bolo e actividades para crianças.
O presidente da Comissão Executiva do Hospital Vila Franca de Xira, Pedro Bastos, soprou as cinco velas do bolo perante uma assistência composta por funcionários e utentes. Em declarações a O MIRANTE, Pedro Bastos considera que “é gratificante comemorar estes cinco anos” e que após décadas de espera por um novo hospital, este foi “um sonho tornado realidade para a comunidade” de Vila Franca de Xira e dos concelhos vizinhos. O futuro faz-se caminhando no objectivo de “servir cada vez mais e melhor” a comunidade.
As comemorações foram marcadas pelo compasso musical da Orquestra Juvenil do Ateneu Artístico Vilafranquense. Um grupo formado por 25 jovens, dirigidos pelo maestro Nuno Teixeira, natural de Vila Franca de Xira. Sopradas as velas, todos os presentes tiveram direito a uma fatia de bolo saudável, com pouco açúcar.
O Hospital Vila Franca de Xira é gerido através de um contrato com Estado pela José de Mello Saúde (JMS) e tem-se revelado um aliado de peso na promoção e prestação de cuidados de saúde nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. Desde cedo que a preocupação tem sido a prestação de cuidados de excelência, reconhecida por organizações internacionais.
Recorde-se que ao fim de 18 meses de funcionamento o hospital obteve a sua primeira acreditação, atribuída pela entidade acreditadora Joint Commission International, que se repetiu em 2017. Já este ano de 2018 a unidade de saúde conquistou a classificação de “excelência clínica” em todas as áreas a que apresentou resultados no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS). Na altura, Pedro Bastos considerou que estes resultados são “um reconhecimento público” da excelência clínica e da qualidade dos cuidados de saúde prestados, a par da segurança do doente.
Para o presidente da comissão executiva, o objectivo do hospital e de todos os profissionais passa por “servir cada vez mais e melhor” a população, sob um “compromisso de qualidade” nos cuidados prestados. O conjunto de respostas na área dos cuidados de saúde é, para Pedro Bastos, “a noção clara da qualidade e do compromisso” que o hospital representa para os cidadãos.

Hospital Vila Franca de Xira celebra cinco anos com compromisso de servir mais e melhor

Mais Notícias

    A carregar...