
Escola Profissional do Vale do Tejo alarga rede de formação de adultos
Assinatura de protocolos decorreu na segunda-feira, 14 de Maio, nas instalações da EPVT em Santarém.
O Centro Qualifica da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinou na segunda-feira, 14 de Maio, os protocolos de cooperação institucional com várias instituições do distrito de Santarém. O objectivo é alargar a Rede Regional de Itinerância permitindo a adultos terminarem o ensino básico e secundário.
No âmbito da Educação e Formação de Adultos foram assinadas parcerias com a Câmara de Almeirim, União de Freguesias de Santarém, Águas de Santarém, Junta de Freguesia de Pernes, Junta de Freguesia de Alpiarça, Associação para o Desenvolvimento de Alpiarça, Junta de Freguesia de Pernes, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Universidade da Terceira Idade de Santarém e Universidade Aberta, esta última através do Centro Local de Aprendizagem de Coruche.
A cerimónia de assinatura de protocolos foi presidida por Salomé Rafael, presidente do conselho de administração da EPVT, entidade promotora do Centro Qualifica. A iniciativa começou com um minuto de silêncio em homenagem pelo falecimento do bombeiro Carlos Gonçalves, elemento dos Voluntários de Pernes, local onde o Centro Qualifica já funciona em regime de itinerância.
O coordenador do Centro Qualifica, Mário Gonçalves, referiu que desde o início do projecto, em Setembro do ano passado, já se inscreveram quase 250 adultos. “Além do reconhecimento, validação e certificação de competência, o Centro Qualifica encaminha adultos para outras modalidades de formação. O Centro tem uma oferta que vai desde a alfabetização (competências básicas) ao pós-doutoramento, passando pelo nível básico, nível secundário, RVCC profissional, formações modulares certificadas e português para falantes de outras línguas”, disse.
Mário Gonçalves informou que em breve vão ser assinados protocolos com o Grupo Jerónimo Martins, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública de Santarém.
A presidente do conselho de administração da EPVT afirmou que a qualificação é muito importante uma vez que alicerça as empresas e a economia do país. Salomé Rafael disse que esta é uma aposta que considera ser válida para Santarém e concelhos limítrofes. “As itinerâncias feitas pelo Centro Qualifica da EPVT nas empresas, associações e autarquias locais permitem aos adultos a conclusão do ensino básico e secundário”, sublinhou.
Esta ideia foi reforçada pelo vice-reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, que disse ter conhecimento que centenas de alunos da sua universidade que terminaram as suas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, muitos deles vindos encaminhados pelos Centros Novas Oportunidades, os precursores dos actuais Centro Qualifica.
O director-geral da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM), Duarte Bernardo, também marcou presença na cerimónia onde assinou um protocolo entre o Centro Qualifica da EPSM e a Universidade Aberta.

Mais Notícias
Destaques

Escola Profissional do Vale do Tejo alarga rede de formação de adultos

Um projecto para o Tejo nas mãos do Governo

O “Boca Cheia” anda na boca de clientes satisfeitos
