uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Marca “Montado de Sobro e Cortiça” apresentada na FICOR em Coruche
O presidente da câmara de Coruche, Francisco Oliveira, na apresentação da Ficor

Marca “Montado de Sobro e Cortiça” apresentada na FICOR em Coruche

Décima edição do certame decorre entre 24 e 27 de Maio e o programa alia a vertente económica à animação.

O humorista Nílton, Tiago Nacarato, a fadista Cuca Roseta, desfile de moda e festa brava são as propostas de animação para a décima edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça de Coruche - que vai decorrer entre 24 e 27 de Maio, em Coruche. Um certame que este ano contará com a apresentação da marca “Montado de Sobro e Cortiça” pelas Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC PROVERE) no dia 25 de Maio, no Centro de Exposições de Coruche. O objectivo é valorizar este recurso endógeno e fortalecer as parcerias existentes com os vários agentes da fileira.
A inauguração oficial está marcada para as 18h00 de quinta-feira, 24 de Maio, no Centro de Exposições de Coruche e contará com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Segue-se uma visita à Plataforma de Transacção da Cortiça, a entrega do prémio “Melhor Cortiça 2017” e inaugurações da exposição “Cork – News Uses in Architecture” e do espaço “Wine and Cork”. Antes, durante a manhã, há uma visita pela indústria e ao montado (Herdade dos Concelhos – Vila Nova da Erra). À tarde, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, decorre a inauguração da exposição “iCork – News Uses in Architecture 2.0” (14h30) e uma conferência sobre fertilidade, pragas, gestão do montado mercados (15h00).
A feira vai decorrer novamente em dois espaços distintos: o Centro de Exposições de Coruche, no Parque do Sorraia, que irá acolher todos os expositores parceiros do evento e a animação, e o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, na Zona Industrial do Monte da Barca, onde irão decorrer os workshops, conferências e debates. Destaque para dia 26, onde o director executivo da “Cork Forest Conservation Alliance”, Patrick Spencer, vai estar presente no colóquio “Montado de Sobro -- Património Natural e Cultural, um recurso turístico de excelência”, a que se seguirá uma experiência no montado com almoço tradicional.
Depois do êxito da passada edição, o “Wine and Cork” está de volta à FICOR. Desta vez, na zona do rés-do-chão como forma de estar mais acessível à população. Um local que reforça a ligação do vinho com a cortiça e que contará com mais de uma dezena de produtores, provas de vinhos e conversas sobre essa temática.
Também o espaço “Sabores do Montado” regressa novamente à feira. Nesse local serão apresentados os produtos regionais ligados ao montado e ao mundo rural. Já na praça da restauração vão realizar-se sessões de showcooking e marcarão presença três restaurantes com pratos ligados ao montado.

Moda, toiros, música, desporto e humor

Quanto à animação, no dia da inauguração, 24 de Maio, o humor de Nílton sobe ao palco depois das 22h00. No dia seguinte, 25 de Maio, pelas 22h00, haverá o desfile de moda “Coruche Fashion Cork” que este ano recebe as criações feitas com cortiça de Pedro Pedro e, pelas 23h30, actuará no palco principal o cantor Tiago Nacarato. Sábado, 26 de Maio, pelas 22h00, a fadista Cuca Roseta fará as honras da casa. O último dia, 27 de Maio, será dedicado à festa brava com a realização de uma corrida de toiros, a partir das 17h00, na Monumental de Coruche. Antes, a partir das 10h00, a vila receberá a 14.ª edição da Corrida das Pontes num percurso de dez quilómetros, começando à mesma hora que a 14.ª Corrida da Família (caminhada), esta numa distância de 3,5 quilómetros.

Marca “Montado de Sobro e Cortiça” apresentada na FICOR em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido