uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Maio em Azambuja num espaço renovado e mais funcional
O desfile dos campinos pelas ruas e as espera de toiros serão os pontos altos da festa

Feira de Maio em Azambuja num espaço renovado e mais funcional

A centenária Feira de Maio começa no dia 24 de Maio em Azambuja e não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e momentos musicais, até dia 28 de Maio. O Campo da Feira, junto à praça de toiros, vai receber os visitantes com ar renovado para esta edição. A estrutura modernizada e funcional vai receber a tradicional “Praça das Freguesias”, onde a gastronomia regional e o artesanato são pontos de atracção até ao último dia do certame. A pensar nos aficionados o programa inclui diariamente largadas de toiros nas ruas da vila e tertúlias particulares. Destaque ainda para as decorações festivas nas fachadas e janelas da vila.
No primeiro dia actua a fadista Raquel Tavares, no jardim urbano, onde decorre no dia seguinte, 25 de Maio, a noite da sardinha assada e a actuação da banda Ciklone. A noite de 25 de Maio está reservada para o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes. A partir da meia-noite há distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Para além do concerto no jardim, dois grupos de baile e três bandas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã. No dia 26 de Maio o jardim urbano volta a ser palco para a actuação do cantor Virgul.
O momento mais solene da feira é escrito no domingo, 27 de Maio, com a tradicional homenagem ao campino. Nesta edição, todos os campinos irão ser publicamente reconhecidos na homenagem a Bernardo da Conceição Afonso, um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo.

Corrida de toiros de domingo com muita prata da casa
Destaque ainda para a tradicional corrida de toiros à portuguesa, pelas 17h00 de domingo, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, cujo cartel conta com muita prata da casa. Referência ao regresso da cavaleira natural do concelho Ana Rita, a par de Marcos Bastinhas e Jacobo Botero, bem como à prestação dos Forcados Amadores de Azambuja e dos Amadores do Ribatejo. O espetáculo Lusitânia Equestre encerrará o programa de domingo.
Na segunda-feira, 28 de Maio, a última manhã do certame, centenas de alunos do 1º ciclo do ensino básico saem à rua com o projecto de multi-actividades designado “Feira na Vila”. Durante a tarde serão entregues diplomas e prémios e dá-se a última largada de toiros. À meia-noite um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2018.

Feira de Maio em Azambuja num espaço renovado e mais funcional

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido