uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira é melhor madrasta do que mãe para quem lá vive
(Da esquerda para a direita): José Neves, João Santos e José Fidalgo

Vila Franca de Xira é melhor madrasta do que mãe para quem lá vive

Ex-autarcas reflectiram sobre o futuro da cidade num debate na junta de freguesia. Dois antigos líderes da freguesia, um socialista e um comunista, não tiveram receio de meter o dedo na ferida e reflectir sobre o que é preciso fazer para melhorar a cidade. Para já o problema é pouca gente sair do sofá para fazer com que as coisas aconteçam.

A cidade de Vila Franca de Xira precisa de olhar e respeitar mais os filhos da terra e apostar na valorização e promoção da sua auto-estima, sem esquecer a colaboração intergeracional e o envolvimento da comunidade nas decisões públicas. Sem isso não há futuro, reflectiram dois ex-presidentes da junta num debate sem medo das palavras promovido na noite de 8 de Maio pela junta de freguesia.
“Sou de Bragança e quando vim para cá viver era o maior, toda a gente me recebia bem. Quando passei a viver por cá tudo mudou, parece que a expressão de que santos da casa não fazem milagres é mesmo verdade. Somos uma cidade que recebe muito bem mas que não respeita quem vive e conhece a nossa rua. Não sabemos valorizar as pessoas que temos e elas são o património mais importante que a cidade tem”, criticou José Fidalgo, socialista que durante 12 anos liderou a junta de freguesia.
Actualmente, o docente universitário diz que Vila Franca de Xira “não pode e não deve” ser o “parque de estacionamento de Lisboa” e lamenta que “durante anos” a cidade tenha vivido “de costas voltadas para quem a alimenta”: o rio Tejo e a Lezíria Grande.
“A ponte deve ser o que nos une e não o que nos separa do campo. A Lezíria Grande é o maior território que temos e não é valorizado. Vila Franca de Xira foi pioneira na criação de uma rede social e é disso que precisamos, de pessoas que se juntam. Se não estivermos interligados com a comunidade vai ser difícil crescer. Se as pessoas não se manifestam e ficam em casa a serem políticos de sofá não dá. Conheçam-se, caramba!”, apelou José Fidalgo.
É preciso partilhar conhecimentos
O debate contou com um auditório cheio onde falou também José Neves, que foi presidente da junta pela CDU antes de José Fidalgo e é uma figura com trabalho reconhecido no concelho vilafranquense. “Uma comunidade que se preocupa com as suas gentes tem de reflectir sobre ela. O Tejo vai ser o nosso futuro e temos a cidade a sofrer de falta de indústria e trabalho. As pessoas deviam participar mais para termos uma cidade mais actuante e atenta, partilhar afectos e conhecimento, é isso que nos faz avançar”, defendeu.
José Neves considera que uma âncora futura de desenvolvimento poderia passar pela captação de empresas não poluentes e tecnológicas, bem como do ensino superior ou politécnico. “Uma das grandes dificuldades que temos hoje são os idosos. Precisamos de dar resposta à necessidade de cuidados continuados e apoio domiciliário. A comunidade precisa de se organizar e fazê-lo”, defendeu.

Tejo é fundamental para o desenvolvimento

Sob o lema “Vila Franca para o futuro”, o debate foi moderado pelo actual presidente da junta, João Santos (PS), que prometeu construir um documento orientador com base nas opiniões avançadas no debate. O autarca defendeu que tudo o que se faça na cidade deve ter “um benefício superior ao custo” e que as soluções “correspondam às expectativas” da população. Defendeu a necessidade de uma maior coesão territorial, união da população, investimento no turismo e disse “não ter dúvidas” que o Tejo será “fundamental” para o desenvolvimento futuro da freguesia.

Vila Franca de Xira é melhor madrasta do que mãe para quem lá vive

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido