uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Jácome Ratton de Tomar celebrou 134º aniversário com mostra documental

Escola Jácome Ratton de Tomar celebrou 134º aniversário com mostra documental

Exposição cujo livro mais antigo é de 1849 pode ser vista até 30 de Maio

A Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, sede do Agrupamento de Escolas Templários, assinalou o seu 134º aniversário no dia 16 de Maio de forma singela, num dia normal de aulas, com uma sessão solene em que marcaram presença membros das autarquias locais e representantes das autoridades e de várias associações culturais.
Aproveitando o facto de este ano se celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, a equipa da Biblioteca Escolar Guilherme d’Oliveira Martins organizou uma pequena exposição com alguns dos “Tesouros do Tempo da Fundação da escola’’, que pode ser visitada até dia 30.
Nessa “Mostra Documental” está disponível um conjunto seleccionado de documentos da segunda metade do século XIX de todas as áreas do saber, na qual se destaca o livro mais antigo em exposição ‘’Vida pública e privada’’, de 1849. Parte significativa daquele fundo ‘’histórico’’ é escrito em língua francesa e foi publicado em França, o que revela a predominância da cultura francesa, na ciência, nas artes e nos ofícios.
A Escola Jácome Ratton foi criada a 16 de Maio de 1884 com o nome Escola de Desenho Industrial Jácome Ratton. De todas as escolas criadas nesse ano foi a terceira a ser inaugurada, o que aconteceu a 9 de Dezembro. Na altura tinha dois alunos diurnos e 36 nocturnos.
O director, Paulo Jorge da Encarnação Silva Bacelar de Macedo, que centrou a sua intervenção na evolução da Escola até aos dias de hoje aproveitou a ocasião para anunciar que, em Maio do próximo ano, nas celebrações dos 135º aniversário, será aberto, um pequeno espaço do futuro Museu da Escola.
Durante as celebrações deste ano o hastear das bandeiras foi feito ao som da Orquestra de Sopros dos Cursos Profissionais da Canto Firme/Jácome Ratton. Foi apresentada uma peça de teatro com o título “Contador de Histórias” da autoria do escritor António Torrado, com encenação de João Mota. Os actores eram alunos do 12º ano.

Escola Jácome Ratton de Tomar celebrou 134º aniversário com mostra documental

Mais Notícias

    A carregar...