uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lar Evangélico Nova Esperança, em Alcanhões, apoia idosos há 6 anos
A presidente da direcção do lar, Sónia Lobato, com duas dos elementos da direcção da instituição

Lar Evangélico Nova Esperança, em Alcanhões, apoia idosos há 6 anos

Sónia Lobato é a primeira mulher a presidir à direcção daquela IPSS

O Lar Evangélico Nova Esperança (LENE), em Alcanhões, cuja direcção é presidida por Sónia Lobato, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que abrange toda a área do distrito de Santarém. Fica situado na Rua Gil Conceição Escapa e pode ser contactado pelo telefone 243113153.
O Lar presta serviços de alojamento, alimentação, serviços médicos, animação sociocultural e fisioterapia. Tem duas dezenas de colaboradores e um elemento especial que é a cadelinha Esperança. Um animal de companhia que contribui para criar um ambiente de alegria entre utentes e funcionários e cuja “contratação” tem sido muito elogiada por familiares dos utentes, técnicos de saúde e elementos de outras IPSS.
Há ano e meio, Sónia Lobato foi a primeira mulher a assumir o cargo da presidente da direcção do Lar Evangélico Nova Esperança em Alcanhões. Foi uma importante mudança a nível da instituição que existe há 28 anos em Maceira. E foi ainda mais importante porque cinco dos sete elementos directivos são também mulheres.
“Acreditei na escolha de alguns trabalhadores para o exercício de funções na direcção, designadamente, na tesoureira, Rute Oliveira (que é a administrativa), e na vice-presidente, Isabel do Pilar (que é a directora técnica). Acredito que os trabalhadores com capacidade de trabalho e entrega desapegada ao poder ou deslumbramento são elementos essenciais para marcar presença no órgão de gestão e, nesse sentido, é uma honra tê-las ao meu lado”, diz a presidente da direcção.
Os outros elementos da direcção são Vítor Ferramacho (secretário) e os vogais Soraia Marques, Silvie Póvoa e Diamantino Lourenço, e igualmente uma mais-valia para a Instituição.
Antes de assumir a direcção da instituição, Sónia Lobato exerceu funções, como jurista, na ATAM (Associação dos Técnicos Administrativos Municipais) durante dez anos. Depois de acordar a saída aquelas funções e sentindo-se motivada para, segundo conta, ajudar a mudar o mundo à sua volta, começou por dar aulas de Educação Moral Religiosa e Evangélica, frequentou o estágio na Ordem dos Advogados e inscreveu-se no Mestrado em Gestão das IPSS, no Politécnico de Santarém.
“Mais do que “picar” o ponto precisamos de nos levantar com um objectivo; com uma motivação, e hoje, graças a Deus, e apesar das lutas e obstáculos, acordo e levanto-me com uma missão: o LENE. Ainda não cumpri meio mandato, mas a sensação de tempo é maior que o calendário, porque tem sido muito intenso, do ponto de vista humano ao estrutural. Tem sido uma felicidade e uma honra liderar este projecto porque tenho comigo pessoas de coração aberto, humildes e com um foco: servir os residentes do nosso LENE”, explica. O Lar Evangélico Nova Esperança, em Alcanhões, prepara-se para, a curto prazo, fazer a requalificação do espaço exterior para melhorar as condições dos utentes. Em Julho, no âmbito do seu calendário de actividades, vai realizar, ao longo de três dias, um concurso de Bandas Evangélicas, integrando o Festival do Caracol.
Para além da implementação dos procedimentos formais e obrigatórios, o Lar estimula o empenho dos colaboradores através de algumas regalias e benefícios, como a dispensa do dia de aniversário, 25 dias de férias, seguro de saúde e prepara-se para uma actualização de vencimentos em 2019, para lá dos mínimos legais. A componente espiritual não é descurada, sempre com respeito pelo credo de cada um dos utentes, sendo por isso o lema da Instituição, de inspiração evangélica “ Esperança para a Alma, Conforto para o Corpo.”.

Lar Evangélico Nova Esperança, em Alcanhões, apoia idosos há 6 anos

Mais Notícias

    A carregar...