uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira Medieval de Torres Novas com Mestre António como figura central
Feira Medieval de Torres Novas vai decorrer de 30 de Maio a 3 de Junho

Feira Medieval de Torres Novas com Mestre António como figura central

Recriação histórica vai decorrer na zona histórica da cidade entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho

A Feira Medieval de Torres Novas, que este ano recua no tempo pela nona vez, evoca a figura de Mestre António, físico-mor do rei D. João II, em finais do século XV. O físico de origem judaica nasceu no bairro da Judiaria da antiga vila, numa zona onde hoje se situam a rua Atriz Virgínia, largo da Rua Nova e Rua Nova de Dentro (Santiago). A Feira Medieval abre portas a 30 de Maio para ficar até 3 de Junho.
“A Salvação do Corpo” é o mote da recriação histórica centrada neste físico, que foi também afilhado do rei e tinha conhecimentos de Matemática, História e Filosofia, tendo deixado vários escritos. Morreu na sua terra natal em data incerta e tem o seu nome numa rua da cidade.
O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira, durante a apresentação do tema da feira, referiu que este ano vai ser dado um enfoque especial às actividades para os mais novos, sobretudo no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. “Vai haver um baile dos petizes, uma novidade para envolver na folia os mais pequenos. Vamos envolver os mais novos neste passado que nos orgulha para preparar o futuro”, destacou o autarca.
Este evento que conjuga a história com a animação típica das feiras de época, com as ruas cheias de mercadores, de lutas de cavaleiros, de bruxas e bobos, e tantas outras figuras históricas já tem garantida a presença de duzentos mercadores. “O retorno financeiro desta feira está assegurado, é uma aposta ganha, que todos os anos se renova”, referiu Pedro Ferreira.
A feira vai decorrer na Praça 5 de Outubro e estende-se mais uma vez até ao Jardim das Rosas. Durante o evento o livre-trânsito tem o custo de sete euros e a pulseira diária cinco euros. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.

Feira Medieval de Torres Novas com Mestre António como figura central

Mais Notícias

    A carregar...