uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Os direitos dos ciclistas 

No geral concordo com as novas regras para protecção dos ciclistas nas estradas mas acho que algumas acabam por ser generosamente usufruídas pelos homens do pedal. É frequente ver grupos de ciclistas a andarem em estradas movimentadas a ocuparem praticamente toda a faixa de rodagem. Têm esse direito, é verdade, mas acabam por arriscar a pele desnecessariamente se apanharem pelo caminho algum condutor mais stressado ou apressado que arrisque nas ultrapassagens. E de pouco vale ter razão num acidente quando se fica maltratado ou, ainda pior, quando não se fica cá para contar a história.
Como em tudo na vida é uma questão de bom senso. Se eu fosse ciclista (prefiro correr) teria em conta que a chapa de um automóvel é mais rija do que os meus ossos e que anda por aí muito louco ao volante.
Por outro lado, não deixa de ser estranho que os ciclistas tenham o dom da ubiquidade no que toca aos direitos, pois pelos vistos tanto podem circular nas estradas equiparados a automobilistas como em ruas pedonais como se de peões se tratassem, como já tenho visto nalgumas cidades.
Ernesto Folgosinho

Mais Notícias

    A carregar...