uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Museu da Boneca em Alcanena há nove anos de portas abertas

Museu da Boneca em Alcanena há nove anos de portas abertas

Colecção de Rosa Vieira não pára de aumentar e está perto de atingir os nove mil exemplares

O Museu da Boneca, em Alcanena, cuja colecção de cerca de 8650 bonecas é propriedade de Rosa Maria Vieira, comemorou no dia 9 de Maio o seu nono aniversário. Os alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena cantaram os parabéns e visitaram a nova exposição permanente acompanhados pela vereadora Maria João Gomez, responsável pelo pelouro da cultura da Câmara de Alcanena, e por Rosa Vieira.
As bonecas em exposição, cerca de trezentas, foram vestidas por várias associações e instituições do concelho de Alcanena e da região. “Um desafio que lancei ao público em 2012 e que tem sido muito bem acolhido não só por colectividades, associações e instituições da região e do concelho, mas também por pessoas singulares, que todos os anos vestem uma boneca de acordo com a tradição das suas terras”, conta a O MIRANTE
Rosa Vieira.
A boneca “ Meu Bem” comprada no Brasil e oferecida a Rosa no Natal de 1963 foi a primeira de uma colecção que todos os dias vai aumentando fruto das várias ofertas de empresas e particulares, e das aquisições de Rosa Vieira. “Continuo a não resistir quando vejo uma boneca que não tenho na colecção. Vão ficar para a minha neta e vão abrindo a porta do sonho a quem visita o museu”, justifica Rosa.
O Museu da Boneca já recebeu 18 mil visitantes desde que abriu as portas e Rosa Vieira gostaria que a divulgação do espaço fosse mais alargada e intensa para permitir a muitos mais visitantes conhecerem “um lugar mágico, onde novos e menos novos, homens e mulheres se encontram com a infância de ontem e de hoje”, refere a coleccionadora.
O Museu da Boneca conta com duas salas de exposição além do Hospital de Bonecas, onde os visitantes podem assistir ao arranjo de bonecas pela proprietária da colecção. O espaço está aberto de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00. Aos sábados, domingos e feriados entre as 14h00 e as 18h00.

Museu da Boneca em Alcanena há nove anos de portas abertas

Mais Notícias

    A carregar...