uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nova Unidade de Saúde de Vialonga deve estar pronta em 2019
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (ao centro), disse que em breve será lançado o concurso para a empreitada

Nova Unidade de Saúde de Vialonga deve estar pronta em 2019

Equipamento vai nascer num antigo ninho de empresas que estava desactivada. Medida faz parte dos objectivos do Governo para acabar com serviços de saúde em prédios de habitação. Projecto resulta de uma parceria entre a Câmara de Vila Franca de Xira e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo apresentaram no dia 17 de Maio o projecto para a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Villa Longa, em Vialonga. Estima-se que a obra tenha a duração de seis meses e que esteja concluída em 2019, para dar resposta a mais de 20 mil utentes daquela freguesia.
O novo serviço de saúde vai ser implantado num edifício já existente, no antigo ninho de empresas de Vialonga, e vai ter boas acessibilidades para automóveis e transportes públicos, isolamento adequado, 22 gabinetes médicos distribuídos por três pisos, luz e ventilação naturais. O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), referiu que “para além de melhorar as condições logísticas e operacionais na prestação de cuidados de saúde, este investimento público permitirá também rentabilizar o património nacional edificado, em prol do interesse público”.
Luís Pisco, presidente da ARS, salientou que este projecto é o espelho do “compromisso firme” do Governo que “até ao final da legislatura pretende acabar com mais de 80 por cento” dos centros de cuidados de saúde localizados em prédios de habitação.
O MIRANTE já tinha adiantado, em notícia anterior, que as obras de adaptação vão ter um investimento estimado em 400 mil euros, mas quanto ao custo total da empreitada, ainda não há valor a anunciar, disse Alberto Mesquita. No entanto sabe-se que os custos vão ser suportados, numa primeira fase, pelo município que será ressarcido posteriormente pela ARS, através de um contrato de arrendamento. Alberto Mesquita adiantou ainda que em breve será lançado o concurso para a empreitada.
Durante a sessão, Mário Namora, arquitecto autor do projecto, foi elogiado em diversos momentos por conseguir criar óptimas instalações, sem fazer grandes alterações à fachada exterior já existente.

Parque de estacionamento não entra no projecto

O alerta para a necessidade da existência de um parque de estacionamento junto à nova USF foi deixado por José António Gomes (CDU), presidente da Junta de Vialonga. Em resposta, Alberto Mesquita disse que o parque de estacionamento “não estava previsto no orçamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira”. No entanto, colocou a hipótese em cima da mesa para ser debatida em reunião de câmara.

Nova Unidade de Saúde de Vialonga deve estar pronta em 2019

Mais Notícias

    A carregar...