uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rui Barreiro criticado por partilhar publicação grosseira e caluniosa no Facebook
Rui Barreiro partilhou vídeo com linguagem atentatória da honra de vários profissionais e políticos

Rui Barreiro criticado por partilhar publicação grosseira e caluniosa no Facebook

Presidente da Câmara de Santarém lamentou atitude do vereador socialista na última reunião do executivo, onde também estiveram técnicas do município para manifestar o seu repúdio.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), criticou o vereador Rui Barreiro (PS) por ter partilhado na sua página da rede social Facebook um vídeo onde são feitas acusações graves e utilizada linguagem grosseira e caluniosa dirigidas ao presidente do município escalabitano, ao director distrital da Segurança Social, a jornalistas, médicos, assistentes sociais e técnicas da autarquia.
Ricardo Gonçalves abriu a reunião do executivo de segunda-feira, 21 de Maio, a lamentar a atitude do vereador da oposição, referindo que nada do que é dito no vídeo é verdade e dizendo que ficou “muito surpreendido” por Barreiro ter partilhado essa publicação tendo em conta o conteúdo e a linguagem utilizada. “Fiquei muito desiludido, jamais seria capaz de republicar”, sublinhou. Rui Barreiro acabaria por eliminar a publicação no dia seguinte.
Na parte inicial da reunião de câmara estiveram também presentes várias técnicas da Acção Social do município, em sinal de repúdio pelo teor do vídeo em que é utilizada linguagem ofensiva da sua honra. “Toda a equipa ficou indignada com a linguagem e a forma como foi tratada”, desabafou a chefe de Divisão de Acção Social e Saúde da Câmara de Santarém, Elisabete Filipe.

Vídeo partilhado de página de cartomante
O vídeo foi publicado na página do Facebook de um cartomante e vidente da Guarda chamado Nuno Farias e regista uma conversa com um homem que viveria numa barraca em Santarém e se queixava de falta de assistência das entidades competentes. O entrevistador, que não aparece nas imagens, conduz a conversa de forma claramente manipuladora, dando muitas vezes as respostas às suas próprias perguntas. Acusações de corrupção, fascismo e de desleixo são misturadas com uma linguagem indecorosa e desbragada e ampliadas pelas inúmeras partilhas no Facebook, entre as quais a de um vereador da autarquia.
Rui Barreiro não encontrou melhor expressão para iniciar a sua resposta às críticas do presidente da câmara do que dizer que ficava “muito satisfeito” que a partilha de uma publicação no seu Facebook 15 horas antes tenha sido objecto de abordagem por parte do PSD na sua reunião preparatória da sessão de câmara. Acrescentou que não fez qualquer comentário à publicação e que dado o adiantado da hora quando partilhou a publicação (00h20 de segunda-feira) não era possível obter mais informações sobre o assunto. Mas diz que na manhã de segunda-feira ligou para a Segurança Social para saber se esse caso estava a ser acompanhado. Informação que ainda não tinha conseguido obter à hora da reunião de câmara.
A chefe de Divisão de Acção Social e Saúde da Câmara de Santarém, Elisabete Filipe, referiu que o homem foi acompanhado pela Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Santarém até Fevereiro de 2017, quando perderam contacto com o queixoso, que tem um apartamento arrendado no Bairro do Girão, que terá deixado de usar durante uns tempos. Entretanto esse contacto regular com o cidadão foi retomado há pouco tempo, disse ainda a técnica.

Rui Barreiro criticado por partilhar publicação grosseira e caluniosa no Facebook

Mais Notícias

    A carregar...