uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
AgriEmpreende potencia criação de novos negócios agroalimentares
Foto DR

AgriEmpreende potencia criação de novos negócios agroalimentares

Concurso de Ideias de Negócio é uma das primeiras acções desenvolvidas pelo projecto que tem como entidade líder o Agrocluster Ribatejo e como co-promotor o InovCluster.

O AgriEmpreende é um projecto inovador que potencia a geração de novas ideias de negócio, a criação de novos produtos e a concretização de novas empresas da fileira agroalimentar no Ribatejo e na região Centro. Uma das primeiras acções, que já está lançada, é o 1º Concurso de Ideias de Negócio, cujo prazo para apresentação de candidaturas decorre até 8 de Junho através do portal www.agriempreende.pt. O projecto tem como entidade líder o Agrocluster Ribatejo e como co-promotor o InovCluster.
Carlos Lopes de Sousa, presidente do Agrocluster Ribatejo, líder do projecto, realça que “esta iniciativa vai afirmar a vocação empreendedora destas duas regiões e dotá-las das condições técnicas e estruturais essenciais para promover o empreendedorismo inovador e qualificado na fileira agroalimentar”.
O projecto AgriEmpreende tem como objectivos gerais reforçar a competitividade das PME, a promoção do espírito empresarial (nomeadamente facilitando o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, inclusive através de viveiros de empresas), o empreendedorismo qualificado e criativo, a identificação de novas ideias de negócio a nível internacional, a criação de metodologias de Co-criação a implementar nas infraestruturas de incubação e o estímulo de novos processos de criação de negócios.
O concurso, direccionado a pessoas individuais com ideias de negócio nas temáticas agro-indústrias e alimentação, tem como objectivos fomentar o empreendedorismo inovador e criativo junto dos jovens qualificados, utilizar exemplos de boas práticas a nível internacional, explorar as características distintivas das regiões, apoiar novas empresas numa lógica de aceleração do negócio e apostar na geração de spin-offs nos sectores mais competitivos da região.
O concurso desenvolve-se em três fases: 1) Lançamento da “Call” e recepção de candidaturas; 2) Avaliação dos Projectos; 3) Divulgação dos resultados. Os prémios a atribuir pelos vencedores dividem-se por: Pré-incubação física para desenvolvimento do projecto em sistema de co-working por um período de 3 meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras; Incubação física pós início de actividade em sistema de co-working reservado por um período de 6 meses na Startup Santarém ou no Cei – Centro de Empresas Inovadoras; prémios monetários para os três projectos vencedores (5000 euros para o primeiro classificado, 3000 euros para o segundo e 1000 euros para o terceiro).

AgriEmpreende potencia criação de novos negócios agroalimentares

Mais Notícias

    A carregar...