uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Projecto de reflorestação ganha Orçamento Participativo Jovem de Tomar

Reflorestar Tomar - Actividades de sensibilização e de reflorestação das áreas afectadas pelos fogos utilizando espécies autóctones - foi o projecto vencedor do Orçamento Participativo Jovem da Câmara de Tomar para 2018. Os resultados finais foram apresentados em sessão camarária. As preocupações com o meio ambiente e com o bem-estar dos animais estiveram no centro das preocupações dos 284 jovens votantes das escolas do concelho de Tomar que participaram de forma esmagadora nas assembleias de voto tradicionais em vez de optarem pela Internet.
O segundo classificado (com apenas um voto de diferença) foi o projecto de reabilitação da Mata dos Sete Montes, recolocação do circuito de manutenção. O terceiro projecto foi a revitalização do Canil-Gatil Intermunicipal de Tomar, aquisição de material para o gabinete médico/cirúrgico. O projecto que ficou em quarto lugar foi a Bike Templária, que pretendia adquirir 20 bicicletas para o Posto de Turismo de Tomar. Além da implementação do projecto vencedor o município está a preparar, ou tem já em vista, o desenvolvimento de projectos relacionados com os três restantes.
Recorde-se que em Janeiro deste ano (ver edição O MIRANTE 25 Janeiro 2018) os vereadores da oposição na Câmara de Tomar criticaram a pouca divulgação do Orçamento Participativo Jovem junto dos alunos. Na resposta, o vice-presidente, Hugo Cristóvão (PS), que detém o pelouro da Educação, justificou a menor participação este ano com o facto de ainda não se terem realizado, em Janeiro, as assembleias participativas nas escolas secundárias do concelho. “Não se realizaram a pedido das escolas. Por isso mesmo decidimos adiar a data de entrega das propostas”, explicou.

Mais Notícias

    A carregar...