uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Presidente da Câmara de Abrantes vai ao Irão com ou sem véu?

Tenho curiosidade em saber se a presidente da Câmara de Abrantes, a socialista Maria do Céu Albuquerque, vai usar véu enquanto estiver no Irão. A minha curiosidade reside no facto de naquele país haver mulheres condenadas a multas e penas de prisão por tirarem o véu em público. Nas recomendações do portal das comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros, uma delas diz respeito exactamente ao vestuário. Diz o seguinte:
Em público, as mulheres (e raparigas a partir dos nove anos de idade) deverão aparecer sempre com a cabeça coberta por um lenço (roussari) que tape completamente o cabelo, devendo usar trajes compridos, sem decote, (as saias deverão ser bastante compridas) de maneira a cobrir as formas do corpo. Os braços deverão estar igualmente cobertos. É permitido vestir calças, desde que se use algo por cima e até ao joelho (um casaco ou uma túnica).
Se a autarca usar véu espero que quando chegar a Portugal coloque umas fotos (cuidado com as fotografias no Irão porque é proibido fotografar quase tudo) no Facebook, para me deliciar com aqueles comentários maravilhosos tipo: “Que gira!”, “Que elegante!!!”, “Que bem que lhe fica o véu, devia usá-lo sempre”.
Florêncio Damas

Mais Notícias

    A carregar...