uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Internacional de Teatro e Artes tem base em Santarém mas espalha-se pela região
Carlos Oliveira “Chona” destacou que este ano há mais espectáculos noutros municípios

Festival Internacional de Teatro e Artes tem base em Santarém mas espalha-se pela região

FITIJ está de regresso entre os dias 1 e 7 de Outubro. Espectáculos vão também passar por Alpiarça, Vila Nova da Barquinha, Tremês, Alcanede, Almeirim, Fazendas de Almeirim e Casais da Amendoeira.

O FITIJ - Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, vai decorrer de 1 a 7 de Outubro, tendo mais uma vez como sede a cidade de Santarém mas com um espírito de descentralização reforçado que vai levar espectáculos a outros pontos da região. No total, serão apresentados 78 espectáculos distintos em vários locais em Santarém, Tremês, Alcanede, Almeirim, Fazendas de Almeirim, Casais da Amendoeira (Cartaxo), Alpiarça e Vila Nova da Barquinha. A organização, no novo formato estreado em 2015, continua a ser da associação FITIJ e da Fundação Inatel.
O certame conta com um programa multifacetado, desde teatro de marionetas, palhaços, passando pela música clássica e contemporânea, dança contemporânea, arte urbana, oficinas para crianças, performances, ateliers, actuações imprevistas em vários locais (flashmobs), exposições temáticas, bem como residências artísticas.
Mais uma vez o FITIJ vai chegar a diversos palcos em Santarém, como o tradicional Teatro Sá da Bandeira, o Círculo Cultural Scalabitano, o Fórum Actor Mário Viegas, o Largo do Seminário, o Jardim das Portas do Sol, a Casa Brasil, o Hospital Distrital de Santarém, o Museu Diocesano de Santarém, o centro comercial W Shopping, a Livraria Aqui Há Gato e os Agrupamentos de Escolas Dr. Ginestal Machado e D. Afonso Henriques. Este ano há ainda actividades na Sociedade Recreativa Operária, na Praceta Cónego Dr. Manuel Nunes Formigão (São Domingos), na Casa do Campino, na Loja do Cidadão e na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (Tremês).
Este ano o cunho internacional do festival é garantido com a exibição de espectáculos provenientes de Espanha, Inglaterra, Noruega, Dinamarca, Polónia, República Checa, Letónia, Israel e Brasil. A esses somam-se vários projectos nacionais e a prata da casa também está bem representada com o Veto Teatro Oficina, concertos de músicos do Conservatório de Santarém e bailarinas do Círculo Cultural Scalabitano.
Para além disso, o programa prevê também actividades para crianças, exposições na área da fotografia, das artes plásticas e dos adereços teatrais no Teatro Sá da Bandeira, no W Shopping, Hospital de Santarém, Associação Comercial e Empresarial de Santarém e Loja do Cidadão, acções de formação e o Fórum FITIJ – um espaço polivalente de encontro de grupos, para debates temáticos, tertúlias e música ao vivo.
Durante a apresentação do FITIJ, que decorreu na quinta-feira, 20 de Setembro, no Piano Bar do Teatro Sá da Bandeira, Carlos Oliveira “Chona”, uma das almas do festival, destacou que a edição deste ano aposta em dez áreas de acção artística.

Festival Internacional de Teatro e Artes tem base em Santarém mas espalha-se pela região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido